Conteúdo da Notícia

Grupo de Auxílio ganha reforço de nove juízes para atuar em Juazeiro do Norte

Grupo de Auxílio ganha reforço de nove juízes para atuar em Juazeiro do Norte

Ouvir: Grupo de Auxílio ganha reforço de nove juízes para atuar em Juazeiro do Norte

O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, no exercício da Presidência, designou nove juízes para integrar, especificamente, o Grupo de Descongestionamento do Interior que atuará na Comarca de Juazeiro do Norte, no período de 18 a 22 de janeiro.
Além dos magistrados, a equipe também ganhou o apoio de mais oito servidores. O desembargador considerou a existência de metas instituídas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cujas ações ainda estão pendentes de julgamento e o volume de processos nas Varas de Juazeiro do Norte.
Também levou em conta a necessidade de ampliar o alcance da equipe que trabalha agilizando o julgamento de ações em comarcas no Interior. A medida consta na Portaria nº 01/2016, publicada no Diário da Justiça do último dia 7.
Em 2015, o Grupo movimentou um total de 12.493 processos em comarcas do Interior. Desse total, foram julgadas 11.663 ações, proferidos 758 despachos e 72 decisões em 19 municípios do Estado. O desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, supervisor da equipe, informou que “foram 11 meses fazendo esse trabalho gratificante, onde ajudamos as comarcas a descongestionar os processos”.
O desembargador Filgueira Mendes destacou a atuação da equipe pelo desempenho obtido no ano passado, que contou normalmente com sete juízes e oito servidores. “Manisfesto meus sinceros agradecimentos, em razão dos serviços prestados pelo Grupo de Descongestionamento em 2015”.
Os magistrados trabalharam naquelas comarcas onde existiam maior acervo processual, a partir de solicitação feita pelo juiz da vara. O Grupo foi instituído pela presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, conforme a Portaria nº 190/2015.