Conteúdo da Notícia

Gestão eficiente de projetos é tema de  palestra no Tribunal de Justiça do Ceará

Gestão eficiente de projetos é tema de palestra no Tribunal de Justiça do Ceará

Ouvir: Gestão eficiente de projetos é tema de palestra no Tribunal de Justiça do Ceará

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, nesta quarta-feira (23/05), debate sobre a gestão eficiente de projetos. A iniciativa faz parte do “Ciclo de Palestras sobre Gestão Organizacional: Um Novo Olhar para o Judiciário”, que teve início no último dia 2.

O palestrante Cássio Germano Gurgel Soares, diretor da empresa Portfolio Gestão e Capacitação, falou sobre a importância do gerenciamento de projetos na administração pública. Segundo ele, as organizações devem aperfeiçoar essa área objetivando alcançar bons resultados. “As instituições precisam de direcionamento e de projetos que contribuam para a execução de suas estratégias”, afirmou.

De acordo com Cássio Germano, são muitos os desafios para se gerir, de forma eficiente, um projeto. Os principais, apontou, são falta de infraestrutura adequada e distanciamento da alta cúpula. “Deve-se buscar essa aproximação com a direção das organizações, principalmente se os trabalhos a serem postos em prática são relevantes”.

Outras dificuldades apontadas foram a falta de motivação dos funcionários e a resistência às mudanças. “Implantar uma gestão eficaz implica muitas mudanças, seja na forma de trabalho, seja na questão da transparência. As organizações precisam estar cientes disso e não podem ter resistência às transformações”, disse.

O palestrante destacou ainda as ações que devem ser providenciadas para se alcançar a boa gestão. Segundo ele, é importante saber o que é prioridade para a organização, além de se buscar obter ganhos a curto prazo. “Comunicar com eficiência, utilizar o escritório de projetos e capacitar funcionários também são práticas que precisam ser adotadas. É fundamental ainda trabalhar com paixão. Somente dessa forma se pode influenciar e motivar as pessoas”.

O ciclo de palestras é organizado pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do TJCE e conta com apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). O próximo debate ocorrerá no dia 20 de junho e terá como tema “Gestão de Processos: Contribuindo para a Sustentabilidade e Aprendizagem Institucional”.