Conteúdo da Notícia

Gestão de Risco, Financeira e Comunicação encerram o segundo dia da primeira etapa do Promojud na Justiça estadual

Ouvir: Gestão de Risco, Financeira e Comunicação encerram o segundo dia da primeira etapa do Promojud na Justiça estadual

Durante o segundo dia da etapa inicial de implantação do Programa de Modernização do Judiciário (Promojud), nesta quarta-feira (09/02), gestores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participaram de reuniões virtuais sobre os temas Gestão de Riscos, Aquisições, Gestão Financeira e Auditorias, e Comunicação. O Programa é a primeira operação no Brasil do BID com o Poder Judiciário na nova linha de crédito do Programa Brasil Mais Digital. O encontro, que começou nessa terça-feira (08), faz parte da Missão de Arranque e contou com a participação de 200 pessoas.

No encerramento das atividades, a presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, destacou a importância dos trabalhos. “Foi enriquecedor. O evento de abertura foi relevante para marcar o início da execução do Promojud no Tribunal e, em especial, para engajar todos os magistrados e servidores. Além disso, recebemos uma avaliação bem positiva da equipe do BID em relação ao nosso planejamento financeiro e de aquisições, restando apenas fazer alguns ajustes, como bem nos foi orientado.”

A magistrada agradeceu à equipe do BID pelo repasse de conhecimentos em áreas essenciais. “Esse momento foi importante para a boa gestão do Programa, como a avaliação de riscos, monitoramento, auditoria, política de aquisições, comunicação, entre outros. Fico especialmente grata às equipes técnicas do TJCE, envolvidas na organização da Missão, os que estiveram participando de sessões de trabalho, bem como os participantes de outros órgãos.”

A presidente da Corte ainda enfatizou “que agora o desafio é a execução do Promojud com a entrega dos resultados, além de um atendimento humano e aprimorado ao cidadão, e uma tramitação processual mais célere”.

Representando o Banco Interamericano de Desenvolvimento, Mariano Lafuente considerou os dois dias de encontros exitosos. “Bastante produtivo. Além de ser um privilégio ter a participação e liderança da desembargadora Nailde Pinheiro. É muito importante ver esse compromisso da chefe do Poder Judiciário do Ceará à frente do Programa. Muito obrigado a toda a equipe do Tribunal de Justiça do Ceará pelo compromisso.”

Também participaram o juiz auxiliar da Presidência, Ricardo Alexandre da Silva Costa; a coordenadora-geral da Unidade de Gerenciamento do Promojud (UGP), Roberta Jucá; o superintendente da área Administrativa do TJCE, Sérgio Mendes; os secretários Marcus Coelho (Finanças); Marcelo Maia (Planejamento); Pedro Italo Sampaio (Administração); e o chefe da Assessoria de Comunicação do TJCE, Ilo Santiago Júnior.

O PROGRAMA
O Promojud tem dois eixos principais: transformação digital no aprimoramento dos serviços ao cidadão e fortalecimento da governança e da gestão. Envolve o investimento e o desenvolvimento técnico necessários à transformação digital ampla e profunda, que no âmbito do Judiciário denomina-se “Justiça 4.0”. Processo eletrônico, robôs, inteligência artificial e outras inovações tecnológicas para entregar soluções digitais aos usuários fazem parte do Programa. O Promojud envolverá também racionalização, otimização dos procedimentos e automação dos processos de trabalho.

VEJA TAMBÉM:

BID destaca pioneirismo do TJCE no Brasil com o Promojud