Conteúdo da Notícia

Gabinete da des. Sérgia Miranda desenvolve prática para facilitar acesso dos cidadãos à Justiça

Gabinete da des. Sérgia Miranda desenvolve prática para facilitar acesso dos cidadãos à Justiça

Ouvir: Gabinete da des. Sérgia Miranda desenvolve prática para facilitar acesso dos cidadãos à Justiça

Facilitar o acesso dos cidadãos à Justiça é o principal objetivo da iniciativa “Excelência no atendimento ao jurisdicionado”, desenvolvida pelo Gabinete da desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda. A prática é uma das seis concorrentes ao Prêmio Melhores Práticas de Gestão 2013, organizado pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

A iniciativa facilita o acesso das partes e dos advogados ao Gabinete, por meio de agendamento, com hora marcada, via telefone, e-mail ou blog. Dessa forma, a magistrada, idealizadora da prática, ressalta que o atendimento se tornou mais eficiente porque otimizou o tempo dela, dos servidores e das partes. “Algumas solicitações podem ser resolvidas por telefone ou por e-mail, evitando o deslocamento desnecessário ao Tribunal”.

Ainda segundo a desembargadora, a prática, iniciada em janeiro de 2012, é uma forma de acolher melhor o jurisdicionado, que busca o Gabinete para obter informações e orientações sobre os processos. “Toda a equipe está envolvida. Isso também agiliza os processos, pois sabemos quando tem uma urgência e ações que envolvem idosos, crianças e famílias, por exemplo”. A iniciativa também estimulou na equipe uma mentalidade com foco nos resultados.

Mais informações sobre a experiência do gabinete da desembargadora Sérgia Miranda, acesse http://www7.tjce.jus.br/portal-conhecimento/?p=2459

VOTAÇÃO

Entre as seis iniciativas selecionadas para votação, as três mais bem colocadas receberão prêmios, de acordo com a classificação. Será enviado para magistrados e servidores link, por e-mail, para votação das melhores práticas. A escolha será feita nos dias 13 e 14 deste mês. A premiação tem como objetivos reconhecer o trabalho dos autores e disseminar a criação de boas práticas de gestão.

INICIATIVAS SELECIONADAS

– “Planejamento, metas e gestão de pessoas como fator de valorização da imagem do Judiciário”. Autor: juiz Erick Omar Soares Araújo. Unidade: Comarca de Itapiúna.

– “Excelência no atendimento ao jurisdicionado”. Autora: desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda. Unidade: Gabinete da desembargadora.

– “Mandado de citação padrão (15 dias para se manifestar)”. Autor: desembargadora Maria Edna Martins (juíza da unidade, na época), Expedito Wagner Moreira Quaresma e Aurineide Monte da Costa Moreno. Unidade: 6ª Vara de Família da Capital.

– “Manual de rotinas cíveis e criminais”. Autora: Francisca Nelzeny Feitosa Santos. Unidade: 14º Juizado Especial Cível e Criminal.

– “Roteiro para consulta processual”. Autor: Expedito Wagner Moreira Quaresma. Unidade: 6ª Vara de Família da Capital.

– “Uso de caixas cedidas pelo CONPAM para armazenar papéis recicláveis”. Autoras: Carla Juliana Lima Lustosa da Costa e Suellen Natasha Pinheiro Correa. Unidade: 7ª Vara de Execuções Fiscais de Fortaleza.