Conteúdo da Notícia

Fórum vai inaugurar sala adaptada para escuta humanizada de crianças vítimas de abuso sexual

Fórum vai inaugurar sala adaptada para escuta humanizada de crianças vítimas de abuso sexual

Ouvir: Fórum vai inaugurar sala adaptada para escuta humanizada de crianças vítimas de abuso sexual

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio de convênio com a Fundação da Criança e da Família Cidadã de Fortaleza (Funci), inaugura, nesta quinta-feira (18/05), às 14 horas, Sala de Depoimento Especial, adaptada para a escuta humanizada de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. O espaço fica localizado no Fórum Clóvis Beviláqua, anexo à 12ª Vara Criminal, especializada nesse tipo de crime.
A solenidade contará com a presença da desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes, que está à frente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJCE. A magistrada representará o chefe do Poder Judiciário, desembargador Gladyson Pontes. Também participarão o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, e a juíza titular da 12ª Vara Criminal, Maria Ilna Lima de Castro, além de outros magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos e representantes da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Funci.
A criação da sala dá cumprimento à Lei nº 13.431/2017, que entrou vigor no último dia 4 de abril. A norma estabelece os direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e define os procedimentos para a escuta especializada e depoimento especial. Além disso, a medida atende também à recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem orientado os Tribunais de Justiça de todo o país a adotarem metodologia diferenciada de escuta judicial, com o objetivo de minimizar a revitimização e contribuir para a obtenção de depoimentos fidedignos.
Com o novo espaço no Fórum Clóvis Beviláqua, a oitiva das crianças vítimas de violência sexual será feita por assistente social ou psicólogo, em uma sala reservada, equipada com recursos de transmissão ao vivo para a sala de audiências, onde ficarão o juiz, promotor de Justiça e defensores responsáveis pelo caso. Dessa forma, elas podem contar com melhores condições de acolhimento, privacidade e segurança. Como explica a psicóloga da 12ª Vara Criminal, Rochelli Trigueiro, o depoimento especial colabora para diminuir os impactos emocionais nas vítimas. “A metodologia se propõe a tomar o depoimento da criança ou adolescente vítima de crime sexual de forma mais humanizada”, afirmou.
Além do espaço físico e dos novos recursos, as equipes que atuam na 12ª Vara Criminal, bem como nas Varas de Infância e Juventude e de Família de Fortaleza, receberão treinamento sobre o tema. Um desses momentos ocorrerá também nesta quinta (18), às 9 horas, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), onde será realizada a palestra “Do depoimento sem dano à oitiva especial: A busca de qualificação na escuta de crianças no meio jurídico”, ministrada pela psicóloga Beatrice Marinho Paulo.
SERVIÇO
Evento: inauguração da Sala de Depoimento Especial
Data: Nesta quinta, dia 18, às 14 horas
Local: Fórum Clóvis Beviláqua – av. Desembargador Floriano Benevides Magalhães, nº 220, bairro Edson Queiroz.