Conteúdo da Notícia

Fórum e Hemoce realizam campanha para doação de sangue e cadastro de medula

Fórum e Hemoce realizam campanha para doação de sangue e cadastro de medula

Ouvir: Fórum e Hemoce realizam campanha para doação de sangue e cadastro de medula

Um dia para doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea no Fórum Clóvis Beviláqua. A ação, aberta ao público, ocorre nesta segunda-feira (18/04) das 9h às 16h. As inscrições estão sendo feitas no térreo e a coleta em unidade móvel estacionada em frente à entrada principal do prédio.
A iniciativa é realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), com o apoio da Diretoria do Fórum, que cedeu o espaço. “Este tipo de parceria descentraliza os serviços da sede. No caso, disponibilizamos as doações de sangue para o voluntário dessa região da cidade”, destacou a assistente social do Hemoce, Adalise Maia.
A ação faz parte da programação mensal de coletas externas do Hemoce. “A intenção é voltarmos outras vezes porque os voluntários podem doar de três em três meses. O mais importante é disponibilizarmos o serviço e fazer com que as pessoas tenham o hábito [da doação] e conheçam o Hemoce”, explicou.
A campanha fez com que a estagiária de serviço social da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas e Habeas Corpus de Fortaleza (Vepah), Naianna Duarte, doasse pela primeira vez. “Resolvi porque é uma atitude muito importante para ajudar quem está precisando de sangue. A iniciativa realmente chama atenção porque as pessoas procuram saber o que é e acabam tendo despertado o interesse em doar”, disse.
PARA DOAR
Quem desejar doar sangue precisa ser saudável, estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar documento oficial com foto.
Os voluntários com 16 e 17 anos precisam apresentar termo de consentimento do responsável legal, disponível no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).
Já o candidato a doar medula óssea, além de apresentar documento oficial como foto, deve estar na faixa etária de 18 a 55 anos e não ter tido câncer.