Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua terá aplicativo para melhorar mobilidade dentro do prédio

Fórum Clóvis Beviláqua terá aplicativo para melhorar mobilidade dentro do prédio

Ouvir: Fórum Clóvis Beviláqua terá aplicativo para melhorar mobilidade dentro do prédio

A Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua esteve reunida com o secretário de Planejamento (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Sérgio Mendes, para tratar de aplicativo que será implementado para melhorar a mobilidade dos jurisdicionados dentro do prédio. A previsão para início do funcionamento da ferramenta é 10 de outubro.
O idealizador do aplicativo, o servidor Welkey Costa, explica como surgiu a ideia. “Tive que vir para reunião aqui no Fórum, na época em que trabalhava na Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do Tribunal, mas acabei me perdendo para achar a sala. Já estava aqui dentro do prédio e não conseguia encontrar o andar certo, e acabei chegando atrasado. A partir daí comecei a pensar como resolver esse problema, promover uma melhor orientação dos locais. Então pensei em filmar o caminho e carregar este vídeo em um aplicativo para que outras pessoas também possam ter acesso”, explicou.
Para utilizar o aplicativo, as pessoas deverão baixá-lo de maneira gratuita no Applestore (Iphones) ou na Playstore (Androids). Além disso, também será necessário o QRCode, pois será através dele que terão as explicações dos diferentes caminhos que deverão seguir, dependendo do local onde queiram ir (varas criminais, cíveis, salas de audiência, salões do júri, Telejustiça, Defensoria Pública, entre outros). O aplicativo poderá será acessado através de WiFi disponibilizado pelo próprio TJCE, assim, os interessados terão que ter apenas um smartphone sem obrigatoriamente possuírem internet 3G/4G.
O secretário de Planejamento, Sérgio Mendes, destacou que “a medida está alinhada ao objetivo estratégico de aprimorar o atendimento e acesso do cidadão à Justiça. A iniciativa é de baixo custo, desenvolvida com ferramentas tecnológicas já disponíveis no Tribunal de Justiça, então não teve impacto orçamentário, além de ter sido desenvolvida internamente por servidores da Seplag e Setin, sem ônus para a instituição. A expectativa é expandir o aplicativo para outros fóruns”.