Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua realiza curso sobre práticas e procedimentos da Secretaria Judiciária V

Fórum Clóvis Beviláqua realiza curso sobre práticas e procedimentos da Secretaria Judiciária V

Ouvir: Fórum Clóvis Beviláqua realiza curso sobre práticas e procedimentos da Secretaria Judiciária V

A Seção de Capacitação (Secap), do Fórum Clóvis Beviláqua, está realizando o curso “Práticas de Procedimentos da Sejud V” (Secretaria Judiciária Única de Primeiro Grau de Jurisdição V de Fortaleza), que foi inaugurada nessa segunda-feira (18/06), para atender às demandas em massa das Varas Cíveis.
São duas turmas, de 6h/a cada, sendo que uma teve início ontem, dia 19, e foi concluída nesta quarta-feira (20/06) e a outra está agendada para próxima semana (dias 25 e 26). Elas são formadas tanto de servidores lotados na unidade, como de gestores das futuras Sejuds VI e VII.
O objetivo é padronizar a execução dos fluxos de trabalho no Sistema de Automação da Justiça (SAJ), pertinentes à unidade. De acordo com o facilitador, o supervisor da 19ª Vara Cível, Jonathas de Brito, a expectativa é “aperfeiçoar as rotinas de trabalho, trazendo mais celeridade na confecção dos expedientes e propondo melhorias para os fluxos e atividades das filas de trabalhos”.
Segundo a justificativa do curso, elaborada pela Seção de Capacitação, ele contribui para o alcance do objeto estratégico do Poder Judiciário cearense (2015-2020) de “promover a celeridade, produtividade e efetividade na prestação jurisdicional”, por favorecer a capacitação e discussão, entre os próprios servidores, da metodologia de execução necessária aos seus fluxos de trabalho no SAJ.
A supervisora operacional da Sejud V, Leda Coelho, que é uma das alunas, destaca que alguns servidores não têm o conhecimento de todas as ferramentas que o SAJ possui. “Ferramentas essas que são facilitadoras do nosso trabalho, diante do volume de processos que a gente se depara. O treinamento está sendo muito importante para eles aprimorarem esse conhecimento”, observa.
DIVISÃO DE TRABALHOS
Para a auxiliar judiciário da Sejud V, Maria de Lourdes Castelo Branco, o treinamento é muito importante porque os servidores ainda estão presos à antiga realidade de o gabinete da vara e a secretaria realizarem os trabalhos juntos.
No entanto, com a implantação das Secretarias Únicas, esses trabalhos passaram a ser realizados em separado, conforme regulamenta a Portaria nº 325/2018, publicada no Diário da Justiça do último dia 8 de maio.
Pelo documento, as Sejuds são responsáveis por elaborar expedientes, emitir certidões, receber e responder as demandas oriundas das varas, atender partes e advogados, fazer a citação ou intimação eletrônica das pessoas físicas ou jurídicas e realizar a devolução das cartas precatórias e rogatórias.
Já os gabinetes das varas ficam responsáveis por proferir despachos, decisões interlocutórias e sentenças, designar as perícias e as audiências, pedir arquivamento e desarquivamento de processos físicos, entre outras tarefas.
Fonte: FCB