Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua oferece serviço de orientação sobre peticionamento eletrônico

Fórum Clóvis Beviláqua oferece serviço de orientação sobre peticionamento eletrônico

Ouvir: Fórum Clóvis Beviláqua oferece serviço de orientação sobre peticionamento eletrônico

Os advogados que desejam aderir ao peticionamento eletrônico nas Varas do Fórum Clóvis Beviláqua, mas ainda possuem dúvidas sobre a ferramenta, contam agora com serviço permanente de orientação e esclarecimentos. Dois profissionais são responsáveis pelo atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na entrada do Fórum.
Segundo Felipe Siqueira, um dos monitores, cerca de 30 advogados são atendidos diariamente. “Em alguns casos, eles procuram espontaneamente nosso auxílio. Em outros, fazemos abordagens para informar sobre o peticionamento eletrônico e oferecer suporte”, afirmou. Ele explicou que a maior procura é por parte daqueles que ainda não possuem certificado digital. “Nessas situações, orientamos sobre como adquirir o certificado junto à OAB/CE, pois é ele (certificado) que garante a autenticidade do documento”.
O monitor Wanderson Siqueira destacou que as dúvidas relativas ao Sistema de Automação da Justiça (SAJ) são esclarecidas de forma rápida. “O Sistema é muito prático, então, em poucos minutos, é possível mostrar todas as etapas do peticionamento”.
A advogada Ana Gardênia Alves Uchôa Barbosa, uma das pessoas atendidas nesta segunda-feira (30/01), elogiou a iniciativa. “Para mim, foi uma ótima ajuda. Acho que é um serviço necessário e viável e que deve crescer ainda mais, porque em breve as petições só poderão ser entregues por meio digital”, ressaltou.
O peticionamento eletrônico está disponível, desde setembro de 2010, por meio do site do Tribunal de Justiça do Ceará (www.tjce.jus.br). Já estão recebendo processos por meio virtual as Varas da Fazenda Pública, de Execuções Fiscais, Execução Penal, Família, Criminais e da Infância e da Juventude.