Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua doa mais de 14 toneladas de material reciclável

Fórum Clóvis Beviláqua doa mais de 14 toneladas de material reciclável

Ouvir: Fórum Clóvis Beviláqua doa mais de 14 toneladas de material reciclável

Desde o início da parceria com a Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia, em setembro de 2013, o Fórum Clóvis Beviláqua já doou 14.119 kg de material reciclável à entidade. Somente este ano, o número foi de 3.046 kg.
Os dados são da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do Poder Judiciário estadual, presidida pelo desembargador Carlos Alberto Mendes Forte. Responsável pela iniciativa, a Comissão mantém um controle da doação de resíduos, onde há descrição do material, peso e responsáveis pela entrega (no Fórum) e pelo recebimento (na instituição beneficiada).
Em cada ida da Associação Rosa Virgínia ao Fórum, é entregue uma média de 150 quilos de plástico, papel e papelão. Antes semanais, hoje as visitas ocorrem geralmente uma vez ao mês. A quantidade de lixo reaproveitável também foi reduzida da média anterior, que girava em torno dos 250 quilos.
Segundo a representante da Comissão no Fórum, Suellen Pinheiro, a frequência e a quantidade diminuíram devido a economia de material decorrente da virtualização das Varas e de medidas para evitar o desperdício, adotadas pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Suellen destaca o benefício que a doação traz aos catadores. “Ao invés de irem para as ruas, eles coletam no Fórum um material de boa qualidade e limpo, sem resíduos alimentares”. Para tanto, foram espalhadas lixeiras seletivas em todo o prédio e o material retirado delas é separado em contêineres específicos: papel, plástico, metal, vidro e resíduos orgânicos.
O material coletado é vendido para empresas recicladoras, como indústrias de papelão. Da quantia apurada, 70% é dividido entre os integrantes da Associação (cerca de 25 catadores). Os outros 30% são destinados à manutenção da entidade, cobrindo custos relacionados a água, energia e telefonia.
SERVIÇO
Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia fica na rua 7, nº 20, no Loteamento Santa Teresinha, bairro Parque Santa Rosa, em Fortaleza. O telefone para contato é (85)3467.3419.