Conteúdo da Notícia

Ferramentas eletrônicas facilitam conciliações no Interior do Estado

Ouvir: Ferramentas eletrônicas facilitam conciliações no Interior do Estado

Acompanhe em mais uma reportagem da série “Nosso Trabalho em Casa”, como o Cejusc de São Gonçalo do Amarante superou desafios, se adaptou ao TeleTrabalho e o que está fazendo para levar comodidade à população

Há um ano atuando como conciliador e mediador no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de São Gonçalo do Amarante, Lucian Martins destaca as principais dificuldades e vantagens que o setor tem enfrentado neste período de pandemia. Ele trabalha junto à juíza Ana Cláudia Gomes de Melo, coordenadora do Centro.

“Os desafios que encontrei no home office foram as adaptações do trabalho em casa, tais como, um local adequado e material necessário para fazer as atividades. Ao longo dos dias fui conseguindo me adaptar da melhor maneira possível e com ajuda da família, o suporte da coordenadora do Cejusc e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), me sinto totalmente capaz do realizar meu Teletrabalho”.

Entre as vantagens, o servidor destaca que as novas tecnologias têm contribuído bastante para o andamento dos serviços. O Cejusc está realizando as audiências de conciliação por videoconferência, sem nenhuma prejudicialidade para as partes. “Percebo que a sociedade teve um ganho extraordinário. Antes, os envolvidos deveriam ir pessoalmente ao Cejusc para fazer uma audiência de conciliação e mediação. Com o TeleTrabalho, disponibilizamos um e-mail e um número de WhatsApp para entrarem em contato e realizamos o atendimento através de chamada de videoconferência pelo próprio aplicativo ou pela plataforma WebEx-Cisco, disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”.

PRATICIDADE
No último dia 16 de junho, o Cejusc fez a oitiva de mediação em um procedimento pré-processual de divórcio, que envolvia alimentos, guarda e visita. As partes estavam em diferentes Estados, uma no Ceará e a outra no Rio Grande do Sul. “A ferramenta eletrônica permitiu a praticidade da resolução de um conflito e nesse procedimento houve o acordo”, disse o servidor.

Lucian se reúne, virtualmente, por chamadas de vídeo, pelo WhatsApp, com a coordenadora do Cejusc. Ele e a juíza Ana Cláudia Gomes criaram um grupo de WhatsApp com servidores da 2ª Vara de São Gonçalo. “Diariamente nos falamos, dividimos os problemas e as soluções e compartilhamos as novidades relacionadas ao nosso trabalho. Também fizemos reunião pelo aplicativo Zoom”, disse a magistrada.

Mesmo com todas as vantagens que o serviço remoto oferece, como a comodidade de trabalhar em casa, a juíza pontou desafios ainda existentes. “Alguns servidores não têm uma boa internet em casa para fazer seu trabalho, enfim, são desafios de ordem prática, com os quais temos que lidar. Tenho enfrentado essas dificuldades buscando dialogar e compreender às necessidades de cada um, e incentivando a mantermos nosso trabalho em dia, apesar dos contratempos”.

Leia as demais reportagens da Série “Nosso Trabalho em Casa”.