Conteúdo da Notícia

Família presos por homicidas é capturada

Ouvir: Família presos por homicidas é capturada

Polícia Pág. 07 19.08.2009
Sete pessoas da mesma família foram presas, na manhã de ontem, durante a Operação ?Grande Família?, acusadas de cinco homicídios em Juazeiro do Norte, distante 600 quilômetros de Fortaleza. Uma criança de apenas um ano e oito meses está entre as vítimas.
As prisões foram determinadas pelo juiz da 1a Vara da Comarca de Juazeiro, Admar da Silva Limada. O Delegado titular da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, Marcos Antônio dos Santos, comandou a operação com o apoio da Polícia Militar e dos delegados Tenório Brito e Washington Morais. Segundo investigações, a família agia contra inimigos e usuários de drogas.
De acordo com a Polícia, as três gerações da família Nunes Duarte (avó, pais e netos) são apontadas por homicídios que ocorreram entre novembro do ano passado até o último dia 06 de agosto. Os acusados são José Ferreira Duarte, 63, seus filhos, José Nilton Duarte, 40, Carlos Nunes Duarte, 33, o ?André?, José Fabriano Nunes Duarte, 28, o ?Fabinho? e Adriano Nunes Duarte, além dos netos Wellington da Silva Nunes, 23 e Alisson da Silva Nunes, 21.
O delegado Marcos Antônio informou que a Operação foi planejada há um mês. Segundo ele, todos são bastante temidos e conhecidos por amedrontarem quem tivesse informações sobre os crimes. Em alguns casos, os acusados foram reconhecidos pelas testemunhas. Eles negaram os crimes, mas o delegado Santos afirmou que possui indícios de que a família tenha cometido os assassinatos e deve encaminhar o caso à Justiça, após a conclusão do inquérito policial.
Segundo o cabo da 2ª Companhia da Polícia Militar de Juazeiro do Norte, Lucieldo Tavares, a ação conjunta possibilitou as prisões. ?Toda a família já era conhecida por matar seus inimigos. Graças a um trabalho de investigação, a família foi tirada das ruas?. O PM informou ainda que a população sentiu alívio com a prisão da quadrilha.
O bando foi preso em três residências no bairro Juvêncio Santana mais conhecido por ?Malvas?. Com eles foram apreendidos dois revolveres calibre 38, uma garrucha e várias munições calibres 12, 22, 28 e 38. Ontem pela manhã, foram ouvidos em depoimento e encaminhados à Cadeia Pública onde ficarão recolhidos à disposição da Justiça.
Rosário de crimes
O primeiro homicídio cometido pela família foi contra Carlos André Pereira da Silva, o ?André Gordinho?, morto com cinco tiros de revólver por Duda e André no dia 4 de novembro de 2008. Ele estava em sua moto quando os homens apareceram e efetuaram os disparos. A vítima, que tinha ficha criminal preenchida, tentou correr, mas caiu sobre os trilhos da via férrea.
Ednaldo Ferreira da Silva, 27, o ?Naldinho Coveiro?, foi morto por membros da família no dia 15 de abril deste ano. Ele estava com um comparsa consumindo entorpecentes e foi executado no interior de uma residência em construção, no bairro Juvêncio Santana.
No dia 02 de maio de 2009, uma criança de um ano e oito meses foi morta, por uma bala perdida, quando dois indivíduos perseguiam Pedro Lucas Pontes, 18. O crime aconteceu na rua Salvador, bairro Juvêncio Santana. Pedro foi alvejado e submetido a uma cirurgia, mas morreu. João Victor da Silva, 1, levou um tiro na perna e também morreu no hospital.
O ex-presidiário Wagner Araújo Canindé, 25, morador do bairro Juvêncio Santana, foi executado com tiros no pescoço e na cabeça. Ele bebia em um bar no cruzamento das ruas João Marcelino e Teodomiro Rocha quando foi surpreendido.