Conteúdo da Notícia

Exposição de livros jurídicos começa nesta sexta-feira no TJCE para comemorar Dia da Justiça

Exposição de livros jurídicos começa nesta sexta-feira no TJCE para comemorar Dia da Justiça

Ouvir: Exposição de livros jurídicos começa nesta sexta-feira no TJCE para comemorar Dia da Justiça

Terá início no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), nesta sexta-feira (1º/12), a exposição “Os livros jurídicos no Brasil: Colonial, Reino, Império e República”, em comemoração ao Dia da Justiça, celebrado anualmente no dia 8 do referido mês. A solenidade de abertura, que será conduzida pelo desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, será às 16h, no Hall do 3º andar. A mostra prossegue até o próximo dia 15 de dezembro.
As Ordenações do Reino – Afonsinas, Manuelinas e Filipinas, que serviram de referência na formação do Direito Brasileiro no período do Império, estão entre as cerca de 50 obras que poderão ser apreciadas durante a mostra. Destaque também para “Doutrina das Acções”, de José Homem Corrêa Telles, “Primeiras linhas sobre o Processo Civil”, de Joaquim José Caetano Pereira e Souza, e “Tratado enciclopédico, prático e crítico sobre as execuções”, de Manuel de Almeida e Sousa de Lobão.
Os livros raros são do acervo pessoal do desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, que teve a ideia de promover a exposição e recebeu apoio dos demais integrantes da 3ª Câmara de Direito Público de TJCE.
“Há muitos anos eu tinha vontade de promover um evento alusivo ao Dia da Justiça e agora vou conseguir realizar o desejo de trazer essas relíquias para exposição no Tribunal. Será uma verdadeira viagem pela história da Justiça no nosso país”, disse o desembargador.
Segundo o magistrado, a Assessoria da Biblioteca do Tribunal já está fazendo a seleção dos livros para montar a exposição. Ele acrescenta que cada obra contará com fichas informativas e o público ainda poderá esclarecer dúvidas com a equipe técnica. As Assessorias de Comunicação e de Cerimonial do Poder Judiciário também estão envolvidas no projeto.
SERVIÇO
Evento: Exposição “Os livros jurídicos no Brasil: Colonial, Reino, Império e República”
Quando: 1º a 15 de dezembro
Horário de visitação: 9h às 18h
Local: Hall do 3º andar do Palácio da Justiça