Conteúdo da Notícia

Exibição de filme marca abertura da programação do mês do servidor no TJCE

Exibição de filme marca abertura da programação do mês do servidor no TJCE

Ouvir: Exibição de filme marca abertura da programação do mês do servidor no TJCE

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) começou, nessa segunda-feira (09/10), a programação para celebrar o Dia do Servidor, comemorado oficialmente no próximo dia 28 de outubro. A abertura foi marcada pela exibição do filme “Viver”, de Akira Kurosawa.
O longa-metragem, de 1952, é considerado a maior obra do cineasta japonês por proporcionar um olhar multifacetado da vida a partir da história de Kanji Watanabe. Já idoso, o servidor público descobre que está com câncer de estômago e se vê forçado a buscar o verdadeiro significado de sua existência.
Logo após o filme, houve debate conduzido pelos servidores Edilson Baltazar Barreira Junior, da Secretaria de Gestão de Pessoas, e Flávio Gonçalves, diretor pedagógico da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).
“Escolhemos um filme porque, como obra de arte, tem múltiplas interpretações. Essa obra, especificamente, permite a cada um de nós interpretar possibilidades no serviço público, uma vez que Kurosawa faz uma crítica à burocracia japonesa no pós-guerra”, esclareceu Edilson. Para ele, o filme também promove uma reflexão sobre como aproveitar o tempo de forma produtiva. “Nos faz refletir sobre a vida, sobre a morte, sobre o trabalho, sobre o ócio, sobre juventude, sobre a velhice”, acrescentou.
Para Flávio Gonçalves, essa foi uma boa oportunidade para o servidor pensar sobre o trabalho que desempenha e ainda sobre sua condição existencial. “A nossa condição de servidor público nos permite atender muitas pessoas, lidar com muitos interesses. Devemos fazer isso da melhor maneira possível, com o sentido do servir, que deve estar voltado para o público, principal destinatário da nossa atividade”.
Marilza Peixoto Fontenele, servidora há quase três décadas, participou ativamente do debate. Ela considerou que o filme, apesar de antigo, é bem presente. “Está relacionado com a nossa rotina, para que cada um se descubra, além de servidor, um ser humano. É preciso saber dosar bem o tempo, não só fazer tarefas, mas garantir que elas construam algo bem maior que, no nosso caso, é a prestação jurisdicional célere, efetiva”, afirmou.
Já na próxima segunda-feira, dia 16, às 13h, haverá a exibição do premiado filme “As Confissões de Schmidt”, de Alexander Payne. A atividade, seguida de debate sobre aposentadoria, será realizada na sala do antigo Pleno, no 2º andar do Tribunal.
Também estão programadas ações para os servidores do Fórum Clóvis Beviláqua. Nesta terça-feira, dia 10, das 12h às 14h, serão promovidas “Demonstrações de terapias manuais”, na sala da seção de capacitação. As inscrições para participar dessa atividade, que também acontece na quarta-feira, 11, no mesmo horário, podem ser feitas pelo e-mail saude@tjce.jus.br. Em seguida, das 14h às 16h, ocorre o “Point saúde”, no hall do térreo do Fórum.