Conteúdo da Notícia

Universitários visitam o Fórum e conhecem iniciativas voltadas para a solução de conflitos

Universitários visitam o Fórum e conhecem iniciativas voltadas para a solução de conflitos

Ouvir: Universitários visitam o Fórum e conhecem iniciativas voltadas para a solução de conflitos

Alunos dos cursos de Direito, Psicologia e Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará participaram, na tarde desta terça-feira (10/10), de visita guiada ao Fórum Clóvis Beviláqua. Na ocasião, puderam conhecer as iniciativas que o Judiciário estadual vem desenvolvendo para promover a pacificação social e os métodos consensuais de solução de conflitos.
O supervisor do Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Helder Assunção, ministrou palestra para os estudantes e os convidou a repensar a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade mais harmônica. “Não apenas o Judiciário é responsável pela pacificação social, mas toda a sociedade deve estar envolvida nessa causa. Percebemos que as pessoas hoje estão perdendo a capacidade de diálogo e, muitas vezes, deixando todos seus conflitos para o Judiciário resolver. Mas é preciso estar claro que nem sempre uma sentença é capaz de eliminar o problema, pois o conflito entre as partes permanece”, afirmou.
Os estudantes também conheceram as instalações do Cejusc e foram recebidos pela coordenadora do Centro, juíza Jovina d’Avila Bordoni. A magistrada ressaltou a importância de os estudantes, desde cedo, serem estimulados a conhecer as diversas formas de solução de conflitos e orientou os jovens a buscarem ampliar seu conhecimento sobre o tema. “Esta é a visão de futuro que devemos ter: dar às partes a possibilidade de resolver seus próprios conflitos, utilizando meios autocompositivos, em que não seja necessário que um terceiro diga a elas o que fazer”, disse.
A professora Leila Beuttenmüller, que acompanhou a turma de alunos, destacou que a atividade possibilita sair do formato tradicional das aulas e, assim, levar os estudantes a refletir sobre a contribuição que podem dar à sociedade, não apenas como profissionais, mas como cidadãos. O estudante Roberto Felipe de Sousa Costa, aluno do primeiro semestre do curso de Direito, disse que a visita foi importante por possibilitar que ele, ainda no início do curso, escute a fala de pessoas experientes, que conhecem não apenas a teoria, mas a prática cotidiana do Judiciário. Além disso, considerou muito importante aprender mais sobre conciliação e mediação, por ser uma área que está crescendo rapidamente e que exige um bom preparo, por lidar com pessoas que estão vivenciando situações de conflitos.
A atividade faz parte do projeto O Fórum mais próximo da sociedade, realizado pela Seção de Capacitação do Fórum, com o objetivo de ampliar a visibilidade do Poder Judiciário, prestando esclarecimento sobre suas principais funções e atividades. Por meio da iniciativa, os estudantes assistem a vídeos e palestras, acompanham julgamentos no tribunal do júri e conhecem as instalações do Fórum. Ao todo, foram 17 visitas realizadas durante o ano de 2017, , beneficiando 497 alunos. As próximas visitas serão agendadas para os meses de maio e setembro de 2018.
Interessados devem solicitar agendamento pelo e-mail secap@tjce.jus.br ou por meio do número (85) 3492.8060.