Conteúdo da Notícia

Exemplo a ser seguido

Ouvir: Exemplo a ser seguido

28.01.2011 esportes
Pernambuco foi o primeiro Estado do País a implantar o Juizado do Torcedor, que ajudou a reduzir a violência nos estádios de futebol
Brigas entre torcidas organizadas diminuiram em Pernambuco após instalação do Juizado (NATINHO RODRIGUES 27/1/2008) Na semana que antecede o Clássico-rei, O POVO fomenta a discussão sobre o combate à violência nos estádios mostrando a experiência do vizinho Pernambuco, pioneiro no País na implantação do Juizado do Torcedor. Em entrevista exclusiva, o procurador de Justiça Agnaldo Fenelon de Barros, um dos responsáveis pela instalação do órgão, revela que em cinco anos o Juizado conseguiu reduzir, de forma significativa, os índices de violência no futebol.
O POVO – Como funciona o trabalho do Juizado do Torcedor em Pernambucano?
Aguinaldo Fenelon de Barros – O Juizado foi criado em maio de 2006 e desde então atuamos nos três principais estádios de Recife e agora no Interior também. A gente monta um espaço que fica à disposição do torcedor que quiser registrar algum problema, com a presença de juizes, promotores e defensores.
OP – E os problemas já são resolvidos na hora?
Aguinaldo – No geral, 90% dos casos já são resolvidos na hora. O restante é resolvido na própria sede permanente do Juizado, em Recife. O nosso Juizado tem poder de ação dos crimes de menor porte, como também agora de maior potencial ofensivo. Aqui não existe impunidade no futebol.
OP ? Que resultados colheram até aqui?
Aguinaldo – Dois anos após a instalação do Juizado do Torcedor a violência no futebol caiu em 61% em Pernambuco. No terceiro ano, passou para 68%. Aqui não existe estádio de futebol superlotado e o torcedor é respeitado.
OP – Que fator foi determinante para a chegada desses resultados?
Aguinaldo – O trabalho. Só dá certo se Polícia Militar e Civil, Defensoria Pública, advogados e Ministério Público trabalharem de forma integrada. Dessa forma, não tenha dúvidas: será um gol de letra.
OP – O senhor acredita que a experiência de Pernambucano está pronta para ser aplicada em todo País?
Aguinaldo – Se em Fortaleza for instalado tenho certeza que no primeiro ano a violência vai reduzir de forma considerável. Sabe por quê? O torcedor vai saber que se brigar ou cometer ato de infração vai ser processado na hora.
PERFIL
Com dezoito anos de carreira no Ministério Público de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon de Barros, de 55 anos, foi por muito tempo o titular do Juizado Especial do Torcedor, o primeiro do País, criado há cinco anos. Pelo trabalho feito no órgão foi indicado membro da Comissão Nacional de Combate à Violência nos estádios de futebol. É ainda autor da Cartilha da Cidadania, lançada em 2002, e da Cartilha do Torcedor, lançada em 2008. Em janeiro desse ano assumiu a função de procurador-geral de Justiça de Pernambuco.
Bruno Balacó
brunobalaco@opovo.com.br