Conteúdo da Notícia

Desembargador Ernani Barreira Porto se despede da Presidência do TJCE

Desembargador Ernani Barreira Porto se despede da Presidência do TJCE

Ouvir: Desembargador Ernani Barreira Porto se despede da Presidência do TJCE

Ao se despedir da presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o desembargador Ernani Barreira Porto disse que não iria fazer um balanço das conquistas e realizações empreendidas pela Justiça cearense nos dois últimos anos. Para ele, ?medir um sonho através de uma análise instantânea das realizações visíveis e tangíveis me parece insensato?, disse.
?Não quero dedicar este festivo momento a balanços, análises e blasoneios. Quero devotá-lo aos meus pares que hoje assumem o mesmo cargo, a mesma missão, o mesmo sonho que assumi há dois anos: o de liderar e gerir o Judiciário, alcançando sempre o bem comum, a paz social e a plena realização da Justiça?, disse.
No entanto, o desembargador não deixou de ressaltar a importância da virtualização para o Judiciário e disse que é preciso lançar mãos das mais atuais tecnologias eletrônicas e superar um passado que ?ao invés de enfrentar os problemas, prefere perder tempo com discussões postiças e falsas?.
De acordo com o magistrado, a virtualização judiciária é forma de conquista do processo seguro, transparente e efetivo, que a sociedade sempre sonhou. ?Os nossos velhos precisam rejuvenescer no espírito e os nossos moços precisam amadurecer, isto é, ficar em estado de lucidez e de comunicação?, disse ele, ressaltando, ainda, a importância da união de todos na busca por um Judiciário vencedor.
Ao voltar-se para a desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar, que assumiu a Corregedoria Geral da Justiça, o desembargador Ernani Barreira referiu-se a ?uma magistrada de envergadura moral resplandecente, que com doçura firme e inflexível, haverá de preencher todas as expectativas nela depositadas?. Ao desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, vice-presidente do TJCE, ele disse ?ter a certeza de que a dedicação inesgotável do anterior ocupante não sofrerá interrupção ou qualquer desvio?. Sobre o novo presidente do TJCE, desembargador Arísio Lopes da Costa, Ernani Barreira ressaltou ser ?um exemplo cativante de lealdade, correção e fidelidade aos mais nobres ideais do aparelho Judiciário?.
Ainda em seu discurso, o desembargador agradeceu à sua família pelo companheirismo e apoio. ?Permitam-me que neste instante de fim e recomeço possa completar perante o coração ardente de todas as gerações, reafirmando com esse espírito que não cansa de amar a vida, que todos os compromissos já cumpridos não se teriam realizado sem a presença e compreensão de minha família?.
Ao final, o desembargador agradeceu a todos que confiaram em seu trabalho. ?Do mais humilde ao mais categorizado, desejo transmitir a gratidão do companheiro, pois provaram todos que nas forjas da felicidade e da coragem, da paciência e da crença inabalável é que se movimenta a energia dos novos seres e da novas conquistas que hão de vir?.