Conteúdo da Notícia

Estudantes de escolas municipais visitam TJCE

Estudantes de escolas municipais visitam TJCE

Ouvir: Estudantes de escolas municipais visitam TJCE

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu, nesta quarta-feira (27/05), 52 alunos das escolas municipais José Nauri Braga e Nílson Holanda, as duas localizadas no bairro Bela Vista, em Fortaleza. A atividade faz parte do programa “Justiça e Cidadania”, que objetiva esclarecer a sociedade sobre o funcionamento do Poder Judiciário.

Os estudantes visitaram o Memorial, a Biblioteca e o auditório onde ocorrem as sessões do Pleno e do Órgão Especial. Além disso, assistiram ao vídeo que mostra o funcionamento da Justiça cearense.

Luana Martins, de 14 anos, aluna da Escola José Nauri Braga, gostou da visita. “Eu me interessei muito pela apresentação do memorial, anotei cada detalhe. Também gostei do vídeo que passaram, nele mostra detalhadamente o funcionamento da Justiça”, conclui.

Cíndy Stéphanie, de 17 anos, veio da Escola Nílson Holanda. A adolescente ainda não conhecia as instalações e tinha dúvidas sobre como funcionava o trabalho do Poder Judiciário. Com a visita, os questionamentos foram esclarecidos. “Achava que a Justiça se fazia quando alguém era preso e levado para a delegacia. Hoje eu vi que não”.

A professora Yacy de Sousa, da Escola José Nauri Braga, disse que essa foi uma oportunidade de os alunos verem na prática o que aprendem nos livros. “A partir do momento em que eles forem ver um conteúdo relacionado à história do Ceará, vão poder associar alguma coisa do que estão vivenciando aqui. Facilita muito mais a aprendizagem”, relatou.

Ao final, todos receberam a coleção do curso de extensão universitária “Cidadania Judiciária”, promovido pelo Tribunal em parceria com a Fundação Demócrito Rocha. Para as escolas foram entregues o mesmo material e o livro sobre os 140 Anos do TJCE.

O “Justiça e Cidadania” é uma promoção das Assessorias de Cerimonial e Institucional do Tribunal. As instituições interessadas em participar devem ligar para (85) 3207.7044/7052.