Conteúdo da Notícia

Desembargador Clécio Aguiar se aposenta  do TJCE e recebe homenagens

Desembargador Clécio Aguiar se aposenta do TJCE e recebe homenagens

Ouvir: Desembargador Clécio Aguiar se aposenta do TJCE e recebe homenagens

O desembargador Clécio Aguiar de Magalhães participou, nessa terça-feira (26/05), de sua última reunião das Câmaras Cíveis Reunidas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) antes de se aposentar. Nesta quarta-feira (27/05), também despediu-se da 5ª Câmara Cível e recebeu homenagens de desembargadores presentes.

Aposentadoria do magistrado foi confirmada pela Portaria nº 1194/2015, publicada no Diário da Justiça desta quarta-feira. Clécio Aguiar completa, amnahã(28/05), 70 anos de idade. “Cumpri meu dever, após quase 40 anos de efetivo exercício na magistratura do meu Estado, aplicando a justiça da melhor forma possível”, destacou.

Clécio Aguiar ressaltou que deixa um acervo de 58 processos, sendo 19 do Órgão Especial, 36 na 5ª Câmara Cível e três das Cíveis Reunidas. “Esclareço que o julgamento dos processos da 5ª Câmara dependem de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Quando ingressei na magistratura do 2º grau, recebi um acervo superior a dois mil processos”, disse.

“Sério, simples, correto, objetivo, alegre e um magistrado de escol e com grande capacidade de trabalho. Sua aposentadoria deixará uma grande lacuna na magistratura do Ceará. Parabéns pelo seu trabalho e receba a gratidão de todos nós que integramos as Câmaras Cíveis Reunidas”, afirmou o desembargador Abelardo Benevides, que preside a 3ª Câmara Cível.

5ª CÂMARA

As homenagens ao magistrado seguiram nesta quarta-feira (27/05), com sessão especial de despedida na 5ª Câmara Cível. “A Justiça cearense perde um grande julgador”, resumiu o desembargador Teodoro Silva Santos. “Vai fazer muita falta. Não vamos ter como suprir essa lacuna”, completou Carlos Alberto Forte.

O homenageado garantiu que deixa a magistratura “muito feliz: pela minha saúde, por não ter inimigos, ter amigos sinceros e verdadeiros, pois sempre procurei fazer o bem.”

Com a aposentadoria de Clécio Aguiar, o desembargador Francisco Barbosa Filho assume a presidência dos trabalhos da 5ª Câmara Cível do TJCE. Ele será o quarto desembargador a assumir a direção da unidade. “Não é fácil substituir os três grandes magistrados éticos, dignos e honrados. Mas terei apoio de todos para enfrentar mais esse desafio”, garantiu.

Instalada em 3 de fevereiro de 2010, a 5ª Câmara Cível passa a ter a seguinte composição: desembargadores Francisco Barbosa Filho, Carlos Alberto Mendes Forte e Teodoro Silva Santos, tendo como secretária Daniela da Silva Clementino.

PERFIL

Clécio Aguiar é natural de Fortaleza e nasceu em 28 de maio de 1945. Ingressou na magistratura em agosto de 1976, como juiz substituto da Comarca de Jardim. É desembargador do TJCE desde 26 de novembro de 2009.

Assumiu a presidência da 5ª Câmara Cível em 4 de julho de 2014, em decorrência da aposentadoria do desembargador Francisco Suenon Bastos Mota. No período, presidiu 42 sessões de julgamentos da unidade judiciária e julgou 236 processos nas sessões colegiadas.

Integrou também as Câmaras Cíveis Reunidas e o Órgão Especial do TJCE.