Conteúdo da Notícia

Estudantes da rede pública visitam Tribunal de Justiça

Estudantes da rede pública visitam Tribunal de Justiça

Ouvir: Estudantes da rede pública visitam Tribunal de Justiça

Em mais uma ação do programa “Justiça e Cidadania”, que tem a finalidade de esclarecer à sociedade sobre as funções do Judiciário, um grupo de 23 alunos do 3º ano do Colégio Estadual Marechal Castelo Branco conheceu, nesta terça-feira (16/05), as estruturas do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), bem como o funcionamento do Poder Judiciário.
A programação teve início com visitação ao Memorial, onde aprenderam sobre a história da Justiça estadual. Em seguida, a equipe foi direcionada à Biblioteca Desembargador Jaime de Alencar Araripe, localizada no andar térreo. Também conheceram o auditório Bernado Machado da Costa Dória, local onde acontecem as sessões de julgamento do Órgão Especial e do Tribunal Pleno.
Os adolescentes também ficaram sabendo sobre as unidades da Justiça na Capital e no Interior, por meio de vídeo institucional. Ainda na ocasião, houve sorteio de cartilhas. Para um dos sorteados, Fabrício de Almeida, de 16 anos, “essa oportunidade foi muito proveitosa. Aprendi sobre assuntos que nunca tinha ouvido falar. É a primeira vez que venho aqui e pretendo voltar. Tudo foi excepcional”, declarou.
O professor Luis Carlos, que acompanhou a turma, falou que o encontro foi bastante instrutivo. “Eu desconhecia a história do Judiciário estadual. Fiquei surpreso em saber que a primeira juíza [Auri Moura Costa] do Brasil foi uma cearense. Realmente esse projeto nos possibilita um novo aprendizado”.
No final, os visitantes responderam a um questionário sobre a experiência vivida. Além do certificado de participação, o TJCE também doou para biblioteca do colégio a coleção “Cidadania Judiciária” e o livro de comemoração aos 140 anos do Tribunal.
Segundo Yara Barbosa, responsável pela condução dos grupos, 71% dos visitantes avaliaram a experiência como sendo boa ou ótima. Esse índice é referente aos meses de março e abril deste ano.
A iniciativa do Tribunal de Justiça do Ceará atende a alunos de escolas e faculdades (públicas e privadas). Nesta quarta-feira, dia 17, é a vez dos universitários do Curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau. Além das visitas, magistrados vão às escolas proferir palestras sobre temas de interesse público.
Para participar, os interessados devem ligar para (85) 3207.7052, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.