Conteúdo da Notícia

Esmec disponibiliza espaço exclusivo para promoção de EaD e fará ciclo de estudos em homenagem ao desembargador Filgueira Mendes

Ouvir: Esmec disponibiliza espaço exclusivo para promoção de EaD e fará ciclo de estudos em homenagem ao desembargador Filgueira Mendes

Há mais de três décadas possibilitando a ampla difusão do conhecimento, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) vai completar 35 anos de atuação no próximo dia 17 de julho. Ao longo dos anos, a instituição vem se adaptando e se modernizando para oferecer o que há de melhor ao seu corpo docente e discente.

É o caso, por exemplo, da nova sala digital disponibilizada como espaço voltado para a modalidade de Educação a Distância (EaD). Para a entrega desse equipamento, a Esmec realizou reformas estruturais e fez adequações nos seus procedimentos de trabalho. O novo ambiente está apto a funcionar com dois estúdios de gravação de videoaulas, podcasts e transmissões ao vivo. Desde março de 2020, com o início do distanciamento social provocado pela Covid-19, a Esmec já realizou mais de 25 eventos em ambientes virtuais, seja na modalidade EaD, seja por intermédio de aulas síncronas remotas.

A nova sala conta com iluminação profissional, equipamentos de vídeo e som de altíssima qualidade, tela verde Chroma Key e lousa flip chart para qualificar ainda mais os cursos em EaD e demais eventos virtuais. Atendendo às demandas de tutores e formadores, foi publicada, no Diário da Justiça, no último dia 1º de julho, a Portaria 7/2021, que regulamenta o trâmite interno dos pedidos de credenciamento de cursos por parte dos docentes da Esmec. A norma disciplina, ainda, um procedimento mínimo de agendamento da Sala EaD.

“A entrega representa mais um avanço da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará, ratificando sua missão institucional de capacitação dos integrantes do Poder Judiciário e de disseminação do conhecimento, contribuindo, assim, para garantir direitos e realizar justiça”, destacou o diretor-geral da Esmec, desembargador Francisco Luciano Lima Rodrigues.

Dando sequência às comemorações dos 35 anos da Esmec, o Desembargador Luciano Lima informou também que no segundo semestre deste ano será realizado o “Ciclo de estudos em processo civil – Uma homenagem ao desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes”, o qual ainda contará com o lançamento de um livro reunindo as palestras e artigos dos professores participantes desta merecida homenagem ao desembargador Filgueira Mendes, primeiro magistrado a exercer a Coordenação Geral da Esmec, e gestor fundamental para a implantação e consolidação da Escola.

A ESMEC
A Esmec é órgão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), criada pela Lei nº 11.203 de 17 de julho de 1986.