Conteúdo da Notícia

Esmec celebra Dia Internacional da Mulher com seminário “As Mulheres e os Desafios do Século XXI”

Esmec celebra Dia Internacional da Mulher com seminário “As Mulheres e os Desafios do Século XXI”

Ouvir: Esmec celebra Dia Internacional da Mulher com seminário “As Mulheres e os Desafios do Século XXI”

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março, a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) vai promover, no próximo dia 15 março, o seminário “As Mulheres e os Desafios do Século XXI”. O evento, que ocorrerá no auditório da Instituição, tem o objetivo de fomentar debates relacionados aos direitos humanos do público feminino.
Na ocasião, serão abordadas as temáticas “A mulher como protagonista de seu tempo” e “Violência contra a Mulher”. Segundo a organizadora do simpósio, servidora Mércia Cardoso, “um evento desses no âmbito do Poder Judiciário cearense é extremamente relevante porque difunde conhecimentos sobre os direitos da mulher não só para profissionais da área jurídica, mas para população em geral”.
PROGRAMAÇÃO:
Mesa 1: A MULHER NO SÉCULO XXI: SUJEITO DE DIREITO DE SI E PROTAGONISTA DE SEU TEMPO – (9h às 11h)
Coordenação da mesa: Juiz Ângelo Bianco Vettorazzi, coordenador-geral da Esmec
Adelaide Maria Gonçalves Pereira, Dra.- Depto. de História/UFC
Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Pós-doutora no Instituto de História e Teoria das Ideias, da Universidade de Coimbra. Professora Titular do Departamento de Historia da Universidade Federal do Ceará. Professora da Escola Nacional Florestan Fernandes do MST-Brasil.
Ecila Moreira de Meneses, Ma.- Curso de Direito – Estácio/CE
Mestra em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Professora de Direito Internacional no Centro Universitário Estácio doCeará, Estácio-Fic. Atua, também no campo artístico com diversos trabalhos de teatro e dança.
Larissa Gaspar, Esp. – Câmara Municipal de Fortaleza
Vereadora do Município de Fortaleza. Graduada e especialista em Direito pela Universidade de Fortaleza. Atua principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, violência contra a mulher, empoderamento feminino, Lei Maria da Penha, métodos extrajudiciais de solução de conflitos, participação popular, cidadania, meio ambiente, direitos da natureza.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL: Apresentação de Capoeira
Mesa 2: MULHER E VIOLÊNCIA NO SÉCULO XXI – (14h às 17h)
Coordenação da mesa: Desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, diretor da Esmec
Ana Maria D’Ávila Lopes, Dra. – PPGD/Unifor
Mestra e doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutora em direitos humanos das minorias e pessoas em situação de vulnerabilidade em: University of British Columbia (Centre for Feminist Legal Studies), University of Ottawa (Centre de recherche et d’enseignement sur les droits de la personne), York University (Osgoode Hall Law School), Yale University (Yale Law School) e em The University of Auckland (Faculty of Law) com Bolsa PDE CNPq. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (mestrado/doutorado).
Daciane Barreto, Ma.- Casa da Mulher Brasileira
Primeira presidenta do Centro Popular da Mulher de Fortaleza. Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do Estado do Ceará.
Teresa Cristina Esmeraldo, Dra.- Curso de Serviço Social/UECE
Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará.
Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará, lotada no Curso de Serviço Social, e Assessora Técnica do Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência (NAH/PRAE/UECE).
Teresa Germana Lopes de Azevedo, Esp.- Juizado da Violência Contra a Mulher da Comarca de Fortaleza
Juíza de Direito Auxiliar da Comarca de Fortaleza, atuando no Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Fortaleza. Pós-graduação em Direito Civil francês (título Diplôme Supérieur d’Université – Mention Droit Civil), na Université Panthéon-Assas Paris 2, França. Formadora na Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará – ESMEC.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL: Apresentação de Dança do Ventre
SERVIÇO
Evento: Seminário “As Mulheres e os Desafios do Século XXI”
Data: 15 de março
Local: Escola Superior da Magistratura do Ceará
Horário: 9H às 11H e 14 às 17 horas
Vagas: 300
Inscrições: através deste link.