Conteúdo da Notícia

Escola da Magistratura do Ceará capacita 156 magistrados e promove 19 cursos no semestre

Escola da Magistratura do Ceará capacita 156 magistrados e promove 19 cursos no semestre

Ouvir: Escola da Magistratura do Ceará capacita 156 magistrados e promove 19 cursos no semestre

Ao todo, 156 magistrados receberam capacitação durante o primeiro semestre deste ano, conforme dados da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). Houve a realização de 12 cursos presenciais de formação continuada na sede em Fortaleza, seis nos Polos de Aprendizagem (Sobral, Crato e Iguatu) e um na modalidade de Educação a Distância (EaD).
Alinhada ao Plano Estratégico 2015/2020 do Judiciário estadual, a Esmec é gestora do índice sobre gestão de pessoas que prevê o aumento do aprimoramento de magistrados. Para o segundo semestre, estão previstos 36 cursos. Confira o calendário acadêmico aqui.
O diretor pedagógico da instituição, Flávio Gonçalves, afirma que o aumento da procura dos magistrados é consequência da diversificação de temáticas dos treinamentos, que estão abordando assuntos atuais e pertinentes. “Os resultados alcançados no primeiro semestre são muito significativos. Ainda que existam muitos desafios na educação judicial, podemos desde já comemorar esses números”.
Desde março de 2019, novas regras da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) estão em vigência. Para promoção na carreira, o juiz deve possuir carga horária anual de 40 h/a em cursos de formação continuada em cada um dos dois anos anteriores à data do edital.