Conteúdo da Notícia

Enquete TJCE: 60% dos participantes não são favoráveis ao ensino domiciliar no Brasil

Enquete TJCE: 60% dos participantes não são favoráveis ao ensino domiciliar no Brasil

Ouvir: Enquete TJCE: 60% dos participantes não são favoráveis ao ensino domiciliar no Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu não autorizar que os pais eduquem os filhos em casa, prática mais conhecida como homeschooling. Pensando nisso, a enquete do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) perguntou, durante a última semana, se os internautas são a favor da modalidade.
Um percentual de 60% dos participantes (109 votos) não são favoráveis à proposta. Para eles, educar fora da escola compromete a socialização de crianças e adolescentes, além de retirar do Estado e depositar apenas na família a responsabilidade pela educação dos filhos. Já 33% (60 votos) afirmou que cabe à família a escolha do gênero de instrução a ser ministrado aos filhos. Também acham que a modalidade evita que a criança sofra com casos de violência e bullying. Outros 7% (12 votos) não têm opinião sobre o assunto. Ao todo, 181 pessoas participaram.
Nos Estados Unidos, país em que a prática é muito comum, segundo a Associação Nacional de Educação Domiciliar, no ano de 2017, mais de dois milhões de pessoas estudavam em casa. Já na Alemanha a ideia é proibida por lei. No Brasil, não existe uma legislação que regulamente a educação familiar.
Já está disponível, no Portal do TJCE, a nova enquete: De 17 a 23 de setembro acontece, em todo o Brasil, a Semana da Mobilidade Urbana. Como você costuma se deslocar para as principais atividades rotineiras? Participe!