Conteúdo da Notícia

TJCE conclui implantação e padroniza sistema processual em todas as Varas do Estado

TJCE conclui implantação e padroniza sistema processual em todas as Varas do Estado

Ouvir: TJCE conclui implantação e padroniza sistema processual em todas as Varas do Estado

Todas as Varas do Estado estão utilizando uma única ferramenta de gestão digital dos processos: o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), conforme divulgou, nesta segunda-feira (17/09), a Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). A versão para processo físico do software teve a instalação concluída, nessa sexta-feira (14), em 177 comarcas, cumprindo o cronograma previsto. As demais sete comarcas já funcionam com a versão eletrônica do Sistema.
De acordo com o presidente da Comissão de Informática do Tribunal, desembargador José Tarcílio Souza da Silva, a implantação do SAJ físico representa a finalização da etapa inicial visando ao objetivo maior, que é o processo eletrônico em todo o Ceará, a exemplo do que funciona em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. “Vai facilitar o trabalho dos magistrados e dos servidores com o Sistema, que gera uniformização, modernização e celeridade, por tratar-se de uma importante inovação tecnológica.”
Para o gerente do projeto de expansão do SAJ, Gustavo Pereira, da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do Tribunal, o “Sistema promove maior celeridade; gestão do acervo processual; e transparência, na medida em que os autos ficam disponíveis a todo o tempo para as partes e operadores do Direito”.
Outra vantagem é relacionada ao tempo em que o servidor deixa de dedicar a atividades como numeração de páginas e controle de carga. “Com isso, ele pode se dedicar a trabalhos que impulsionam o processo.”
No encontro para apresentação dos dados sobre a instalação do SAJ físico, também estiveram os desembargadores Gladyson Pontes (presidente do Tribunal) e Washington Luiz Bezerra de Araújo (vice-presente); o superintendente da Área Administrativa do TJCE, Luis Eduardo de Menezes Lima; a titular da Setin, Denise Olsen; e os representantes da empresa Softplan, que gere o Sistema em conjunto com o Tribunal, Mário Alex Santos (gerente de Serviços), Carlos Roberto de Oliveira Cacau (executivo de Contas), Maria Eduarda Silveira (gestora de Projetos) e Laura Caroline Braga (assessora de Projetos).
SAIBA MAIS
SAJ: Sistema da Automação da Justiça, software implantado nas Varas, nas Turmas Recursais, nos Juizados da Mulher e nos órgãos julgadores do TJCE (2º Grau). Tem duas versões: virtual e física.
PJe: Processo Judicial Eletrônico, sistema instalado nos Juizados Especiais e nas Turmas Recursais.
Digitalização: Ação de transformar um processo físico (papel) em arquivo digital.
Virtualização: Consiste em tornar o processo virtual, ou seja, ele não existe fisicamente (papel).
Processo eletrônico: é a forma como o processo judicial tramita, não importando se a ação iniciou como digital ou foi digitalizada.
O SAJ eletrônico funciona em: Fortaleza (Varas e Tribunal), Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.
O SAJ físico (primeira etapa para a versão eletrônica) está instalado nas demais 177 Comarcas do Ceará.