Conteúdo da Notícia

Enquete TJCE: 49% concordam com proibição de zoológicos e parques que expõem animais silvestres

Enquete TJCE: 49% concordam com proibição de zoológicos e parques que expõem animais silvestres

Ouvir: Enquete TJCE: 49% concordam com proibição de zoológicos e parques que expõem animais silvestres

Tramita na Câmara dos Deputados, projeto de lei que proíbe zoológicos, aquários e parques que exponham animais silvestres no Brasil. Pensando nisso, a enquete do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) perguntou, durante a última semana, se os internautas concordam com a medida.
Com resultado equilibrado, a diferença foi de apenas três pontos percentuais (49%) para os que disseram ser favoráveis ao texto (79 votos). Para eles, os animais devem ser liberados para viverem em seu habitat natural ou em locais ecológicos, sob proteção e acompanhados por técnicos habilitados.
Contrários ao projeto, 46% (73 votos) dos usuários alegaram que muitos animais que vivem nesses parques já sofreram maus-tratos e agora vivem protegidos. Eles também consideram esses espaços como locais de lazer. Outros 5% (8 votos) afirmaram não ter opinião sobre o assunto. Ao todo, 160 pessoas participaram.
Caso o projeto (nº 6432/2016) seja aprovado, os animais que atualmente habitam em jardins zoológicos, parques ou aquários públicos devem ter o seguinte destino, mediante aprovação do órgão ambiental competente: transferência para santuários que tenham condições de recebê-los; reintrodução ao meio ambiente, se for considerada viável a sua adaptação; adoção por organização de proteção aos animais; e transferência para centro de preservação da fauna silvestre.
A ideia já foi discutida durante audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.
A nova enquete já está disponível: Com a utilização das redes sociais, é cada vez mais frequente a divulgação de notícias falsas, as chamadas fake news. Você costuma checar as informações antes de compartilhar?