Conteúdo da Notícia

Enquete do TJCE: 70% dos votantes acreditam  que CNH digital trará benefícios

Enquete do TJCE: 70% dos votantes acreditam que CNH digital trará benefícios

Ouvir: Enquete do TJCE: 70% dos votantes acreditam que CNH digital trará benefícios

A Carteira Nacional de Habilitação digital (CNH-e) foi lançada, em fase de testes, no último dia 10. A versão funciona por meio de um aplicativo de celular que armazena todas as informações da carteira impressa, inclusive foto e QR Code, garantindo autenticidade ao documento.
Por isso, a enquete do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), durante a última semana, perguntou aos internautas se eram favoráveis à ferramenta. Um total de 172 pessoas votaram nas opções apresentadas, sendo que 70% (120 votos) consideraram que a novidade trará comodidade e segurança tanto para os usuários como para os órgãos fiscalizadores. Outras 29 (17%) afirmaram preferir o documento físico. Já 23 votantes (13%) disseram não ter opinião sobre o assunto.
A CNH-e foi desenvolvida pela empresa de tecnologia da informação do Governo Federal para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O documento digital terá o mesmo valor jurídico do impresso.
Segundo o governo, a partir de fevereiro de 2018, o documento poderá ser apresentado no lugar da carteira física. Somente condutores que tenham uma CNH impressa poderão obter uma versão disponível para celular.
Ainda de acordo com o ente federal, o sistema possibilitará, futuramente, conferir o número de multas, receber avisos de vencimento e informações de campanhas de trânsito. Em caso de perda do smartphone, o bloqueio poderá ser feito pela internet.
Já está disponível, no Portal do TJCE, a nova enquete: Projeto de Lei tramitando da Câmara dos Deputados prevê acesso irrestrito das polícias militares a dados pessoais de cidadãos. Você concorda com a iniciativa?