Conteúdo da Notícia

Ejafa: para painelistas, Judiciário é fonte inesgotável de boas pautas

Ouvir: Ejafa: para painelistas, Judiciário é fonte inesgotável de boas pautas

06.08.09
Hoje em dia, jornalistas de grandes veículos chegam a receber 600 e-mails diários contendo releases, o que evidencia a competição acirrada pela divulgação espontânea, gratuita e eficaz dessas mídias. Aproximar as entidades associativas da magistratura desses veículos se mostra, assim, um verdadeiro desafio para seus assessores de comunicação. A forma correta de ?vender? uma pauta envolvendo magistrados foi o tema do painel desta tarde do 2° Encontro Nacional de Jornalistas das Associações Filiadas à AMB (Ejafa).
Primeiro a falar, o jornalista e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) Fernando Foch destacou que o papel dos jornalistas e magistrados é muito semelhante. ?Magistratura e imprensa são dois agentes importantes para o Estado de Direito, com democracia e liberdade. A incompreensão que ainda há entre magistrados e imprensa não serve a nada que não para impedir uma sociedade efetivamente igualitária?, declarou Foch, completando que cabe aos magistrados e a seus assessores quebrarem essa barreira.
Apesar das dificuldades, Foch acredita que as perspectivas de aproximação são muito positivas, especialmente devido à nova geração de magistrados que está chegando ao Judiciário. Essa disponibilidade em colaborar com a mídia também é sentida pela gerente de Comunicação da AMB, Débora Diniz, segunda palestrante da tarde.
Ela revelou aos presentes que enquanto atuava em redações, achava o Judiciário um ambiente muito ?fechado?. ?Ter vindo para a AMB foi uma grande surpresa, Encontrei uma entidade preocupada em ser bem vista, em promover ações que gerassem proximidade tanto com os associados quanto com a sociedade?, disse. Diniz deu três dicas valiosas para os assessores terem sucesso com a mídia: ser pró-ativo, focar no que os veículos querem saber e apostar em novas mídias.
A última painelista da tarde, Simone Caldas, representou a In Press Porter Novelli, empresa responsável pelo contato da AMB com a grande mídia. Ela falou sobre a comunicação usada de forma estratégica para garantir bons resultados para as entidades. ?A comunicação pode influenciar positivamente em todas as ações da entidade. Com uma análise correta do cenário, construção da imagem e separação de ações pelos públicos de interesse isso é possível?, explicou. Para Simone, o jornalista precisa ter uma visão holística do mercado, trabalhando também como relações públicas.
Além disso, todos os painelistas concordaram que o Judiciário é uma fonte inesgotável de notícias positivas que precisa ser melhor explorada. ?A mídia gosta de crise, mas há muito espaço para matérias positivas, e tenho certeza que o Judiciário tem essas pautas?, disse Foch. Para Débora Diniz, o jornalista tem que ter sensibilidade para percebê-las, e também focar em assuntos de interesse social, inclusive, para ter melhor acesso quando precisar tocar em temas de tom mais corporativo. Cláudio Dell?Orto, vice-presidente de Comunicação Social da AMB, disse que tudo pode ser notícia, desde que com o foco correto.
Grupo de trabalho
Neste momento, os participantes do Ejafa participam de uma reunião de trabalho, cujo tema central é o papel dos assessores das entidades filiadas na divulgação do XX Congresso Brasileiro de Magistrados (CBM). Uma promoção da AMB, em parceria com a Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região (Amatra II), o XX CBM acontecerá de 29 a 31 de outubro próximo, na cidade de São Paulo (SP).
Participam do 2° Ejafa os assessores das seguintes entidades: Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 9ª Região (Amatra IX), Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma), Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (Amepe), Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região (Amatra II), Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Associação Mato-Grossense de Magistrados (Amam), Associação dos Magistrados do Piauí (Amapi), Associação dos Magistrados do Estado do Pará (Amepa), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Associação dos Magistrados do Distrito e Federal (Amagis-DF) e Associação dos Magistrados de Roraima (Amarr).