Conteúdo da Notícia

Diretoria do Fórum promove palestra para divulgar a ferramenta Acesso Cidadão

Diretoria do Fórum promove palestra para divulgar a ferramenta Acesso Cidadão

Ouvir: Diretoria do Fórum promove palestra para divulgar a ferramenta Acesso Cidadão

A Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua promoveu a palestra “Acesso Cidadão: uma ferramenta de controle social” nessa sexta-feira (04/04). Na ocasião, gestores e servidores dos setores administrativos conheceram melhor a ferramenta (www.acessocidadao.ce.gov.br) que permite a consulta via Internet dos serviços prestados por instituições públicas do Estado.

Desde março, 14 serviços (ver abaixo) oferecidos por diversos departamentos do Fórum ao público externo já estão cadastrados no sistema. É possível consultar, por exemplo, quais os procedimentos necessários para ingressar no cadastro de pretendentes à adoção de crianças ou os documentos que devem ser apresentados para obter certidão de antecedentes criminais, entre outros.

A palestra foi proferida pela servidora da Empresa de Tecnologia do Estado (Etice) e articuladora do Gespública, Regina Estela Benevides. Ela ressaltou que o Acesso Cidadão visa, principalmente, dar transparência aos serviços públicos, “impulsionando a participação do cidadão e motivando o controle social”.

Além disso, ao organizar todas as etapas necessárias para obter determinado serviço, a ferramenta incentiva também a padronização e simplificação das rotinas de trabalho. “O gestor, ao cadastrar todas as informações relativas ao serviço, é levado a analisar a possibilidade de eliminar alguma etapa desnecessária, com foco na satisfação do usuário”.

O Acesso Cidadão permite ainda que os serviços cadastrados sejam avaliados pelos usuários, “funcionando como uma importante ferramenta de gestão, que contribui com a busca constante pela excelência”, disse a palestrante. Ela elogiou a adesão do Fórum ao programa, ressaltando que representa “um importante compromisso da administração com o cidadão e a sociedade”.

Regina Estela Benevides tem graduação em Processamento de Dados/UFC e é pós-graduada nos cursos de Informática/Unifor, Gestão Pública/Uece e MBA em Gerenciamento de Projetos/Faculdade Christus.

SERVIÇOS CADASTRADOS NO ACESSO CIDADÃO:

– Certidão de Antecedentes Criminais

– Certidão de Distribuição Cível

– Protocolo de Petições e Documentos

– Informações sobre Distribuição de Processos

– Busca de Informações de Processos Antigos

– Cadastro de Adotantes e Adotandos

– Fiscalização das normas de proteção aos direitos da criança e do adolescente

– Autorização de viagem de menores

– Apoio ao Peticionamento Eletrônico do Portal de Serviços e-SAJ

– Consultas Processuais e Administrativas (Telejustiça)

– Ouvidoria

– Visitas guiadas ao Fórum

– Leilões

– Restituição de bens apreendidos