Conteúdo da Notícia

Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua apoia iniciativa  do projeto Pró-Árvore

Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua apoia iniciativa do projeto Pró-Árvore

Ouvir: Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua apoia iniciativa do projeto Pró-Árvore

O diretor do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, apoia o projeto Pró-Árvore, que realiza plantio e replantio de árvores nativas nas áreas externas do prédio. A iniciativa visa atender a lei nº 16.0002, de 2 de maio de 2016, que objetiva implementar política de valorização das espécies vegetais nativas no Estado do Ceará, contribuindo, assim, com a conservação dos ecossistemas locais.
Ainda de acordo com a lei, deve ser potencializado o índice de arborização com espécies nativas e a substituição gradativa de espécies exóticas invasoras como o neem indiano, uma espécie tóxica que prejudica tanto a fauna como a flora. Além disso, deve ser incentivado a criação, manutenção e o desenvolvimento de hortos e viveiros de mudas nativas no Estado, visando à melhoria das condições para a produção em quantidade, variedade e qualidade.
Na manhã dessa sexta-feira (12/10), o diretor do Fórum visitou, junto com os juízes coordenadores Demétrio Saker Neto (Varas Cíveis), José Mauro Lima Feitosa (Varas de Família e Sucessões) e Antônio Cristiano de Carvalho Magalhães (de Mandados), mais de 30 plantas de variadas espécies (ipês amarelos, ubaias, macaúbas, pajeús) já plantadas no entorno do prédio. Na ocasião, o magistrado informou que será criada uma comissão que ficará sob responsabilidade do juiz Mauro Feitosa para o gerenciamento do plantio e replantio dessas árvores nativas no local.
Um dos idealizadores do projeto Pró-Árvore, o oficial de Justiça e engenheiro agrônomo, Antônio Sérgio Farias Castro, disse estar bastante satisfeito com o apoio do Fórum na busca por tornar o espaço externo do prédio um lugar mais agradável, mais verde e com mais flores. Disse ainda que todas as espécies já plantadas são raras e não podem ser encontradas em jardins comerciais, sendo plantas exclusivas de colecionadores.
O juiz Mauro Feitosa destacou durante a visita que a finalidade da comissão será aproveitar todo o espaço disponível no entorno e no interior do Fórum para um plantio e replantio. “Esse projeto é muito interessante por plantar árvores que estão em extinção, as quais somente estão disponíveis por meio dos colecionadores, não tendo sequer a venda nesses jardins comerciais. Queremos preservar o meio ambiente, árvores nativas e em risco de extinção, eliminando inclusive esse neems indianos que são tão perniciosos tanto para fauna como para a flora”, explicou.
PRÓ-ÁRVORE
O Pró-Árvore é um movimento voluntário da sociedade civil que envolve advogados, engenheiros, agrônomos e demais pessoas não especializadas da sociedade em prol da arborização e do respeito à natureza na cidade de Fortaleza e do Ceará, sem limite de atuação. O projeto já realizou plantio de árvores nativas em diversos locais de Fortaleza, como praças, prédios públicos e condomínios.
Fonte: FCB