Conteúdo da Notícia

Diretor do Fórum Clóvis Beviláqua assina termo para implantar gestão pública de excelência

Diretor do Fórum Clóvis Beviláqua assina termo para implantar gestão pública de excelência

Ouvir: Diretor do Fórum Clóvis Beviláqua assina termo para implantar gestão pública de excelência

O diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues, e a coordenadora do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), Sílvia Kataoka, firmaram termo de compromisso. O documento, assinado nesta quinta-feira (18/07), tem o objetivo de implantar gestão pública de excelência no Fórum.

Na ocasião, Sílvia Kataoka apresentou o Gespública, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Assistiram à apresentação assessores da Diretoria e diretores de departamentos do Fórum. “Com a adesão ao programa, o Fórum demonstra à sociedade o compromisso com a melhoria da gestão pública, porque o modelo gerencial que está buscando é reconhecido internacionalmente”, disse a coordenadora.

Segundo o juiz Luciano Rodrigues, o programa vai ao encontro da quebra de paradigmas que vem ocorrendo na atual administração do Poder Judiciário. Entre as ações, o magistrado destaca a escolha de gestores, conforme o talento profissional, entre aqueles que já atuavam no Fórum e a implementação de seleção interna para formação de grupos de trabalhos. “Esse momento é importante para darmos um passo a mais. A autoavaliação é um divisor de águas na gestão do Fórum”, considerou.

O secretário excecutivo da Diretoria do Fórum, Wilton Bessa, disse que “é a oportunidade de sugerir melhorias, sendo que muitas das soluções dos problemas existentes estão no âmbito do próprio Fórum. Se conseguirmos avançar, boa parte dos problemas de procedimentos e rotinas será resolvida e ocorrerá uma substancial melhoria nos serviços administrativos do Fórum (como atendimento, protocolo, distribuição e Telejustiça, dentre outros), e com perspectiva de melhoria também na prestação jurisdicional”.

PRÓXIMAS ETAPAS

De 22 a 29 deste mês, assessores da Diretoria e diretores de departamentos do Fórum participarão do Curso “Entendendo o Modelo Excelência em Gestão Pública”, de 24 h/a. O treinamento ocorrerá na Escola de Gestão Pública do Ceará (EGP), no Centro Administrativo do Cambeba. A facilitadora, Etienne Vasconcelos, é instrutora da Companhia de Água e Esgoto do Estado (Cagece), na qual vem atuando em capacitações para consolidação interna de um modelo de excelência em gestão.

Em seguida, eles farão workshop, de 20 h/a, aplicado por representantes do GesPública. O objetivo é definir plano de melhorias para o Fórum.