Conteúdo da Notícia

Projeto Fábrica Escola expõe produtos na  Feira Internacional do Artesanato

Projeto Fábrica Escola expõe produtos na Feira Internacional do Artesanato

Ouvir: Projeto Fábrica Escola expõe produtos na Feira Internacional do Artesanato

Os produtos confeccionados por detentos e egressos do sistema prisional, do projeto “Fábrica Escola”, estão em exposição na Feira Internacional de Artesanato, Moda e Decoração (Mundial Art), aberta nesta sexta-feira (19/07), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Mais de cinco mil itens, entre artigos de decoração, acessórios e roupas, estão à venda.

As peças artesanais são feitas sob a supervisão da Associação Mãos que Criam, que tem à frente Gorete Nascimento. Ela afirmou que quase tudo é resultado de reciclagem. “Usamos barbantes, retalhos, caixas de ovos, esponjas, garrafas pet, papelão. Com isso, preservamos o meio ambiente e ainda damos aos egressos uma oportunidade de recomeçar a vida, porque eles recebem o dinheiro arrecadado com a venda”.

O superintendente da Fundação Deusmar Queiroz, Vicente Pereira, afirmou que a participação na Mundial Art tem o apoio da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur) e é resultado da credibilidade alcançada pelo projeto em pouco mais de três meses. “Temos várias empresas atuando como parceiras da Fábrica Escola e a sociedade está recebendo bem os produtos, percebendo o quanto é importante se engajar”.

A artista plástica Sônia Nóbrega ficou encantada com o que viu. “Já tive a oportunidade de capacitar presos no passado. Eles costumam ter muito interesse em aprender. Aqui, pelos produtos expostos, dá para perceber que estão empenhados em mudar de vida.”

De acordo com o juiz Cézar Belmino Barbosa Evangelista, titular da 3ª Vara de Execução Penal do Fórum Clóvis Beviláqua, o projeto também beneficia a família do preso ou egresso. “Só cuidar do detento não é suficiente, porque, depois do cumprimento da pena, ele volta para casa e, caso a família esteja desajustada, ele pode voltar a cometer delitos”.

A Feira Internacional do Artesanato poderá ser visitada, até dia 28 de julho, das 14h às 22h, no pavilhão “Oeste” do Centro de Eventos. A entrada, pelo portão “C”, custa R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia com apresentação da carteira de estudante). Crianças com até 10 anos de idade não pagam. A Associação do Bem-Estar dos Artesões Cearenses é a responsável pelo evento.

PROJETO FÁBRICA ESCOLA

O projeto de reinserção social teve início no dia 3 de abril deste ano. Durante 18 meses, os participantes passarão por oficinas de capacitação e receberão orientações de empreendedorismo. Além disso, é disponibilizado atendimento psicossocial ao preso e à família, inclusive com tratamento contra dependência química (álcool e drogas), educação básica, assistência médica e jurídica.

A iniciativa é uma parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Universidade Estadual do Ceará (Uece), Associação Cearense de Magistrados (ACM), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fundação Deusmar Queirós, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE) e outras instituições públicas e privadas.

A “Fábrica Escola” funciona na avenida Dom Manuel, nº 738, no centro de Fortaleza. A maior parte do dinheiro arrecadado com a venda dos produtos é destinada aos egressos. O restante é usado para a compra de matéria-prima.