Conteúdo da Notícia

Diplomado – Cid diz que conversará com tucanos

Ouvir: Diplomado – Cid diz que conversará com tucanos

24.12.2010 Política
O governador Cid Gomes (PSB) foi diplomado na manhã de ontem na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O ato foi uma deferência e uma manifestação de respeito ao presidente do TRE, desembargador Luís Gerardo Brígido, já que, oficialmente, ele já havia sido diplomado no último dia 15, mesmo estando ausente da cerimônia. Naquela ocasião, o governador esteve em Brasília em reunião com Dilma Rousseff (PT) na qual a presidente eleita teria tentado fazer Cid convencer o deputado federal Ciro Gomes a aceitar o Ministério da Integração Nacional; Ciro preferia o Ministério da Saúde. Como a pasta desejada foi parar nas mãos de Alexandre Padilha (PT), atual titular das Relações Institucionais, Ciro optou por não assumir cargo algum no primeiro escalão do futuro governo, preferindo indicar o amigo de infância e atual prefeito de Sobral, o engenheiro Leônidas Cristino (PSB), para o Ministério dos Portos, como parte da cota do PSB dentro do Ministério de Dilma, cota esta que também incluiu Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), para a Integração Nacional.
Já sobre a cerimônia de ontem, Cid preferiu fazê-la de maneira simples e discreta, durante a qual lembrou a memória de seu pai, Euclides Ferreira Gomes, político que administrou Sobral de 1977 a 1982. ?Podem ter a certeza que vou, a cada dia e a cada minuto, zelar muito por esta responsabilidade com o compromisso de fazer o melhor para o Ceará e para o povo cearense?, disse Cid. Sobre o processo de escolha do secretariado, Cid acenou para a possibilidade de divulgar os nomes até hoje. Ele reiterou que sempre teve a intenção de anunciar o secretariado logo após a conclusão da composição da equipe da presidente eleita, mas o atraso na divulgação do Ministério de Dilma Rousseff fez com que o governador atrasasse o planejamento proposto para o secretariado. ?Mas vou procurar manter o desejo de anunciar até o amanhã [hoje]?, disse Cid.
Não houve convite
Ainda sobre a montagem do primeiro escalão, o governador classificou como ?pouco provável? a possibilidade de o secretariado ter um integrante do PSDB, devido à resolução da executiva do partido de fazer oposição ao governo. Todavia, Cid voltou a afirmar que conversará sobre o assunto com cada um dos deputados tucanos eleitos para a próxima legislatura.
Questionado pelo jornal O Estado, o deputado Gony Arruda (PSDB) não quis comentar a possibilidade de ocupar a Secretaria do Esporte. O parlamentar observou que pelo menos até agora Cid não convidou oficialmente o PSDB para fazer parte novamente do secretariado. ?Primeiro é preciso o governador fazer o convite para que o partido analise e dê uma resposta, porque até agora isso não aconteceu?.
Gony assegura, contudo, que se o convite vier, ele e outros de seus correligionários, se lhes fosse dada a autonomia, retornariam tranquilamente para dentro do governo. ?Mas isso vai depender do partido?, acautela-se. No primeiro mandato, Cid chamou dois tucanos para sua equipe: Bismark Maia foi para a Secretaria de Turismo (onde ainda está, licenciado do partido) e Marcos Cals para a de Justiça e Cidadania, de onde saiu em abril passado.
SINAL DE PRESTÍGIO
O presidente interino do PSDB cearense, deputado federal Raimundo Gomes de Matos, reforça que não houve convite oficial da parte de Cid, mas comemora a hipótese. ?Isso mostra que o partido tem quadros de valor, que podem muito bem botar o Ceará mais ainda para frente?.
Gomes de Matos frisa, contudo, que o partido não correrá para os braços de Cid ao sinal do governador. ?Ninguém pode de imediato aceitar esse possível convite, até porque a população não acatou a proposta apresentada pelo PSDB através da candidatura de Marcos Cals ao governo?, alega.
?Até o momento, não há nenhum projeto no PSDB no sentido de dar apoio administrativo tanto à prefeita Luizianne Lins como ao governador Cid Gomes?, adverte. Conforme o deputado, a preocupação atual do PSDB cearense é organizar e fortalecer o partido para as eleições municipais de 2012.
BALÃO DE ENSAIO
Já Marcos Cals faz uma avaliação diferente da dos colegas. Para ele, Cid estaria apenas lançando um balão de ensaio para examinar a reação dos tucanos. ?O governador está fazendo o papel dele: está dando uma ?sugesta??.
Com a ?sugesta?, Cid também afagaria a banda do PSDB que gostaria de continuar lhe apoiando na Assembleia Legislativa. ?O governador quer agradar a metade do PSDB que já está com ele e agradar o Professor Teodoro, que é o primeiro suplente e também é governista?, diz o deputado, que reiterou que as coisas vão mudar no comportamento do PSDB ante a segunda gestão de Cid. ?Nossa posição é clara: teremos uma nova postura e será de oposição?, assevera Cals. (informações de Tarcísio Colares)