Conteúdo da Notícia

Detentos libertados durante Mutirão serão incluídos em programas sociais

Detentos libertados durante Mutirão serão incluídos em programas sociais

Ouvir: Detentos libertados durante Mutirão serão incluídos em programas sociais

Os detentos libertados durante o Mutirão Carcerário, em Fortaleza, receberão uma atenção especial do Poder Público para serem reintegrados à sociedade. O primeiro passo será o cadastro de cada um deles no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O órgão estará disponível para realizar o cadastro dos egressos, bem como o de suas famílias, com o objetivo de orientá-los e inclui-los nos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura de Fortaleza.
A decisão foi acordada hoje (27/08), durante mais uma reunião do juiz federal e representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcelo Lobão, e o integrante do mutirão, David Pereira Cruz, com o Procurador Geral do Município, Martônio Montalverne. Participaram também do encontro Edivânia Vieira e Rafael Sampaio, da Célula de Fomento do Trabalho de Jovem e Eliane Carvalho, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
A iniciativa de reintegração dos ex-detentos é um projeto piloto no Estado do Ceará. Nesta segunda-feira (31/08), cerca de 28 egressos participarão de uma audiência admonitória (aviso), no Fórum Clóvis Beviláqua, às 15h, com representantes do Multirão Carcerário. A audiência significa que eles vão ser postos em liberdade e estarão cientes das condições do regime aberto.
Após o encontro, todos receberão um encaminhamento para os 20 CRAS municipais existentes para que possam efetuar o cadastro no órgão. Cada CRAS possui três assistentes sociais e um psicólogo.