Conteúdo da Notícia

Desembargadores Ernani Barreira e José Arísio passam a integrar Galeria de Ex-presidentes do TJCE

Desembargadores Ernani Barreira e José Arísio passam a integrar Galeria de Ex-presidentes do TJCE

Ouvir: Desembargadores Ernani Barreira e José Arísio passam a integrar Galeria de Ex-presidentes do TJCE

A Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) homenageou, nesta quinta-feira (16/05), os desembargadores Ernani Barreira Porto (aposentado) e José Arísio Lopes da Costa, ex-presidentes da Corte. A solenidade representou o reconhecimento do trabalho realizado pelos magistrados durantes as gestões em que estiveram à frente do Judiciário estadual.

Segundo o presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, é mais do que dever homenagear os que ocuparam a Presidência. “É importante manter viva a tradição do Judiciário cearense, desde a instalação, e, principalmente, cultivar a história da administração”.

Durante o evento, as fotos de Ernani Barreira e José Arísio foram apostas na Galeria de Ex-presidentes do Tribunal. O desembargador Ernani Barreira, que não pôde comparecer por motivo de saúde, foi representado pelos desembargadores Sérgia Maria Mendonça Miranda e Francisco José Martins Câmara, que descerraram o painel. Já o desembargador José Arísio foi acompanhado pela esposa, a promotora de Justiça Luiza de Marilac Cavalcante Costa.

José Arísio falou também em nome de Ernani Barreira. O magistrado disse que “a iniciativa materializada na data de hoje ficará registrada acima de tudo na memória e no coração”. Ele lembrou que se aposenta no próximo dia 20 com a certeza de dever cumprido. “Estou apaziguado com a minha consciência”.

José Arísio foi vice-presidente do Tribunal no biênio 2009/2011 e presidente no biênio 2011/2013. Já Ernani Barreira esteve à frente do TJCE no biênio 2009/2011.

Participaram da solenidade os desembargadores Francisco Lincoln Araújo e Silva (vice-presidente do Tribunal), Francisco Sales Neto (corregedor-geral da Justiça), Maria Iracema Martins do Vale (presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará), Maria Nailde Pinheiro Nogueira (supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania), Emanuel Leite Albuquerque (ouvidor-geral do Judiciário estadual), Francisco Auricélio Pontes, Clécio Aguiar de Magalhães, Manoel Cefas Fonteles Tomaz, Maria Iraneide Moura Silva e Francisca Adelineide Viana. Também presentes os desembargadores aposentados Francisco Haroldo Rodrigues e Ademar Mendes Bezerra.

A cerimônia contou, ainda, com a presença de juízes, entre eles o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, Francisco Luciano Lima Rodrigues, e o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Barreto. O procurador de Justiça Alcides Jorge Ferreira, secretários e servidores do Judiciário também prestigiaram a solenidade.