Conteúdo da Notícia

Desembargadores do Tribunal de Justiça aprovam Plano Estratégico para período de 2021-2030

Ouvir: Desembargadores do Tribunal de Justiça aprovam Plano Estratégico para período de 2021-2030

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou, nesta quinta-feira (18/02), o Plano Estratégico do Poder Judiciário do Estado para o período de 2021 a 2030. O documento foi desenvolvido por magistrados e servidores dos 1º e 2º Graus, do Interior e da Capital, e está alinhado com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o período 2021-2026.

O Plano divide os objetivos estratégicos da Justiça cearense em três perspectivas, sendo a primeira Sociedade e Beneficiários. Esse item tem como finalidade garantir o atendimento acessível, acolhedor e resolutivo; promover a celeridade e a qualidade na prestação dos serviços; intensificar a comunicação ativa e engajada do Judiciário com a sociedade; e fortalecer as soluções consensuais de conflito nas esferas judicial e extrajudicial.

Como segunda perspectiva foram definidos os Processos Internos, que irão racionalizar as execuções fiscais, as demandas repetitivas e os grandes litigantes; fortalecer as ações integradas com instituições do sistema de Justiça; aperfeiçoar a gestão da Justiça criminal; fortalecer o sistema de juizados especiais; otimizar a gestão de expedientes judiciais; e fortalecer a estrutura de apoio à fiscalização das atividades extrajudiciais.

Já a terceira é referente a Recursos, Aprendizado e Crescimento, e terá como finalidade prover estrutura física segura, acessível, sustentável e flexível; fortalecer a gestão e a sustentabilidade orçamentária e financeira; prover soluções de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) inovadoras e integradas para a transformação digital; fortalecer a inteligência de dados e a segurança da informação; fortalecer a cultura de inovação e suas competências; entre outros aprimoramentos.

Nesse sentido, o Plano Estratégico TJCE 2030 orientará a concepção e a elaboração das programações e das ações gerenciais a serem desenvolvidas durante a vigência do Plano. Para avaliar e acompanhar os resultados, serão realizadas, pelo menos quadrimestralmente, Reuniões de Análise da Estratégia (RAE), nas quais os gestores de metas poderão promover ajustes e outras medidas necessárias à melhoria do desempenho institucional.