Conteúdo da Notícia

Desembargadores do TJCE conhecem novas ferramentas do Sistema de Automação da Justiça

Desembargadores do TJCE conhecem novas ferramentas do Sistema de Automação da Justiça

Ouvir: Desembargadores do TJCE conhecem novas ferramentas do Sistema de Automação da Justiça

A desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda, presidente da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e integrante do Grupo de Virtualização do 2º Grau, esteve reunida, na tarde desta quarta-feira (29/08), com os desembargadores Carlos Rodrigues Feitosa, Carlos Alberto Mendes Forte e Maria Vilauba Fausto Lopes e o gerente de projetos da virtualização do 2º Grau, Pedro Carlos Alves Cavalcante. O objetivo foi conhecer as novas implementações do Sistema de Automação da Justiça (SAJ), ferramenta de gestão do processo eletrônico, em especial, no tocante às sessões de julgamento.

Entre as novidades, estão o maior controle nos registros e na contabilização dos votos proferidos, bem como a elaboração automática de atas e certidões das sessões de julgamento das Câmaras do TJCE. Além disso, a proposta também amplia a visualização dos processos pautados pelos desembargadores, ou seja, uma vez posto em julgamento um determinado processo, todos os membros da Câmara terão acesso imediato à visualização dos autos. Isso facilitará o acompanhamento da leitura do relatório, no momento do julgamento.

De acordo com Pedro Carlos, a iniciativa visa dar maior automação às sessões, tirando o máximo proveito dos benefícios do processo eletrônico, entre as quais a celeridade processual. “Vislumbrou-se que o sistema conseguiu racionalizar muitos procedimentos do trâmite processual, porém, a sessão da julgamento ainda carecia de maior automação, de maneira que viesse a trazer maior produtividade ao trabalho dos magistrados. Uma vez aprovada a proposta e feitos os devidos ajustes, os desembargadores e secretários das Câmaras passarão por treinamento para se adequar às mudanças”, acrescentou.

Também estiveram presentes à reunião o gerente do projeto, Welkey Costa do Carmo; a secretária da 6ª Câmara Cível, Geórgia Coelho Ramos, e representantes da Softplan Planejamento e Sistemas, empresa que desenvolveu o Sistema de Automação da Justiça – SAJSG.