Conteúdo da Notícia

Desembargadoras Lisete Gadelha e  Vilauba Lopes assumem a Cejai e CIJ

Desembargadoras Lisete Gadelha e Vilauba Lopes assumem a Cejai e CIJ

Ouvir: Desembargadoras Lisete Gadelha e Vilauba Lopes assumem a Cejai e CIJ

Em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (08/04), no Palácio da Justiça (Cambeba), as desembargadoras Lisete de Sousa Gadelha e Maria Vilauba Fausto Lopes assumiram a Presidência da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai/CE) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), respectivamente.

No discurso de posse, a desembargadora Lisete Gadelha pediu “o apoio incondicional para que a Cejai possa, através de políticas públicas, fazer o impossível pela manutenção do vínculo familiar”. “Quero dar as mãos a todos que aqui se encontram, em especial, à OAB, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e aos colegas magistrados”, disse.

Segundo ela, a Cejai vai focar em ações políticas junto aos abrigos para garantir a jovens o amparo social, estudo e oportunidade de emprego, inclusive dentro do Judiciário. Para isso, a ideia é tecer parcerias com o governo estadual. “A inclusão na sociedade requer educação na escola, educação familiar, a convivência social, manter valores morais e religiosos, dar a esses cidadãos o direito de exercerem, em sua plenitude, tudo aquilo que eles são capazes”, ressaltou.

Já a desembargadora Vilauba Lopes destacou que as medidas mais urgentes da CIJ serão voltadas para os Centros Socioeducativos. “A infância e a juventude hoje precisam de um olhar mais humano. Eu tenho visitado os Centros Socioeducativos e constatado situações que não se dispensa aos animais.”

A magistrada falou ainda dos desafios que terá na busca por melhorias desses espaços. “Nós temos que correr atrás de todas as parceiras possíveis. A gente está procurando e já tem gente oferecendo mecanismos para solucionar alguns problemas”, pontuou Vilauba, ressaltando a parceria com a Vice-governadoria estadual, que tem à frente a professora Izolda Cela.

Representando a presidente do Poder Judiciário cearense, desembargadora Iracema Vale, o vice-presidente do TJCE, desembargador Filgueira Mendes, falou da importância dos dois órgãos e enalteceu a competência das duas desembargadoras para geri-los.

A solenidade, realizada no Hall do 1º andar do TJCE, foi acompanhada por desembargadores, juízes, familiares e amigos das novas gestoras.