Conteúdo da Notícia

Desembargadora Nailde Pinheiro pede engajamento de juízes na Semana Nacional da Conciliação

Desembargadora Nailde Pinheiro pede engajamento de juízes na Semana Nacional da Conciliação

Ouvir: Desembargadora Nailde Pinheiro pede engajamento de juízes na Semana Nacional da Conciliação

A desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), esteve reunida, nessa quarta-feira (30/10), com juízes dos Juizados Especiais e das Varas Cíveis e de Família de Fortaleza. O objetivo do encontro, realizado no Fórum Clóvis Beviláqua, foi pedir o engajamento de todos na Semana Nacional da Conciliação, que ocorrerá de 2 a 6 de dezembro.

A magistrada ressaltou que, desde que foi iniciada em 2006, a força-tarefa tem sido bem recebida e, em 2013, espera poder contar com a mesma colaboração para repetir os êxitos dos anos anteriores. “O sucesso dessa ação depende de todos nós, é um trabalho que precisa ser feito em conjunto. Fico feliz em perceber que o projeto tem sido sempre bem acolhido, por pessoas sempre dispostas a agregar, a somar com suas experiências”, disse.

A desembargadora Nailde Pinheiro enfatizou que a conciliação é a melhor alternativa para reduzir a morosidade e fazer frente à quantidade crescente de processos que chegam ao Judiciário. “O Conselho Nacional de Justiça já percebeu isso e vem investido nesse caminho”, afirmou.

Ela lembrou ainda que as tentativas de acordo já fazem parte do cotidiano do Judiciário cearense durante todo o ano, não estando restritas à Semana Nacional. Ressaltou, porém, a importância de os esforços serem concentrados durante a mobilização. “É importante a adesão de todos para dar uma resposta ao jurisdicionado e ter boas estatísticas para o nosso Estado”, disse.

Também estiveram presentes à reunião o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz Luciano Lima Rodrigues, e a coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, Natália Almino Gondim.

“QUERO CONCILIAR”

Já está disponível, na página inicial do portal do TJCE (www.tjce.jus.br), o link “Quero Conciliar”. Por meio dessa ferramenta, partes ou advogados podem inscrever processos para a pauta de conciliação. A Central de Atendimento Telejustiça poderá tirar eventuais dúvidas ou ajudar no preenchimento do formulário eletrônico, pelo telefone (85) 3216.6000 ou nas recepções do TJCE e do Fórum Clóvis Beviláqua.