Conteúdo da Notícia

Desembargadora Iracema Vale é homenageada pelo TCM com Medalha do Mérito Municipal

Desembargadora Iracema Vale é homenageada pelo TCM com Medalha do Mérito Municipal

Ouvir: Desembargadora Iracema Vale é homenageada pelo TCM com Medalha do Mérito Municipal

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, foi homenageada, na manhã desta quinta-feira (23/06), com a Medalha do Mérito Municipal Governador Raul Barbosa, a mais elevada honraria da instituição. A comenda foi entregue no Plenário do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Convidada a proferir discurso de agradecimento em nome dos demais homenageados, Iracema Vale exaltou as qualidades de cada um e destacou a importância do reconhecimento. “Acredito que o maior agradecimento não é aquele que se manifesta por meio de palavras, mas sim aquele que se percebe a partir de atitudes comprometidas com a administração pública e de práticas que reflitam retidão de conduta e caráter, sem se desviar do propósito de perseverar na construção de alicerces seguros e indispensáveis à formação de um mundo melhor. Fazer bem é obrigação cidadã”, afirmou.
O presidente do TCM, Francisco Aguiar, falou do desenvolvimento do órgão durante seus 62 anos e da necessidade de mantê-lo sempre atualizado e renovado. Para isso, a instituição conta com a colaboração, união e parceria de órgãos e entidades.
Segundo ele, a desembargadora foi uma das escolhidas, por unanimidade de votos do colegiado, para receber a comenda, pois “por sua altivez e competência, segue firme na aplicação das leis e na gestão do Tribunal de Justiça”, disse.
A condecoração faz parte da comemoração do 62º aniversário do TCM. Além da desembargadora Iracema, também foram agraciados com a medalha os jornalistas Edilmar Norões e Eunivaldo Pereira (in memoriam), representados por suas respectivas esposas, Lucila Norões e Solange Cavalcante; o ex-deputado estadual Antônio Câmara; e a médica e diretora-geral do Instituto de Prevenção do Câncer, Tânia Veras.
PRESENÇAS
Além do presidente do TCM e dos homenageados, também compuseram a mesa Juvêncio Vasconcelos Viana, procurador-geral do Estado, representando o governador Camilo Santana; José Leite Jucá Filho, procurador-geral de Fortaleza, representando o prefeito Roberto Cláudio; o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho; o procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Barroso Filho; a procuradora-geral do TCM, Leilyanne Brandão Feitosa; e o secretário-geral do TCM, em exercício, Frank Martins Tavares Filho.
Também estavam à mesa a desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), representando o presidente do órgão, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes; o ministro emérito do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edilberto Pontes; o ex-governador Gonzaga Mota; os deputados federais Gorete Pereira e Domingos Neto; e o deputado estadual Sérgio Aguiar.
Compareceram ainda os desembargadores do TJCE, Fernando Luiz Ximenes Rocha, Francisco Gladyson Pontes e Paulo Airton Albuquerque Filho, além de outras autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
A Medalha do Mérito Municipal Governador Raul Barbosa, maior comenda do TCM, é oferecida anualmente, desde 2002, por ocasião da comemoração do aniversário do órgão. A condecoração é entregue a personalidades cearenses que tem contribuído para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.