Conteúdo da Notícia

Desembargadora aposentada Edite Bringel  Olinda recebe homenagem do Pleno do TJCE

Desembargadora aposentada Edite Bringel Olinda recebe homenagem do Pleno do TJCE

Ouvir: Desembargadora aposentada Edite Bringel Olinda recebe homenagem do Pleno do TJCE

O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) homenageou, nesta quinta-feira (07/03), a desembargadora aposentada Edite Bringel Olinda Alencar, com a entrega de uma placa. A magistrada completou o tempo de serviço para aposentadoria em janeiro último, depois de 43 anos dedicados ao Judiciário cearense.

O presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, enalteceu a carreira da homenageada. “É um belo exemplo de vida, de carreira. Mulher determinada, vocacionada para a magistratura, mas que nunca perdeu a ternura”.

Os desembargadores José Arísio Lopes da Costa, ex-presidente do Tribunal, e Fernando Luiz Ximenes Rocha, decano da Corte, fizeram a entrega da comenda. O presidente da Associação Cearense dos Magistrados (ACM), juiz Ricardo Barreto, também participou da entrega.

O desembargador Ademar Mendes Bezerra ressaltou a boa convivência que compartilhou com a desembargadora. O juiz Ricardo Barreto destacou a gentileza e o profissionalismo. “Deixa exemplo de uma magistratura reta e correta. Ela sempre foi gentil”.

A desembargadora Edite Bringel afirmou que se sentiu honrada com a iniciativa. “Esse reconhecimento traduz também uma homenagem à mulher magistrada”, disse. Ela agradeceu ao desembargador José Arísio Lopes da Costa, que presidiu a instituição no biênio 2011/2013, e desejou sucesso ao atual presidente. “Desejo a sabedoria tal qual Deus concedeu a Salomão”.

Edite Bringel Olinda Alencar foi nomeada para o cargo de juíza em 1970, pelo governador Plácido Aderaldo Castelo. Em 2004, foi promovida ao cargo de desembargador, sendo a primeira mulher a ingressar pelo critério de merecimento. Também esteve à frente da Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará, durante o biênio 2011/2013.