Conteúdo da Notícia

Desembargador se reúne com presidente da OAB para tratar sobre seleção para juiz leigo

Desembargador se reúne com presidente da OAB para tratar sobre seleção para juiz leigo

Ouvir: Desembargador se reúne com presidente da OAB para tratar sobre seleção para juiz leigo

O desembargador Mário Parente Teófilo Neto, coordenador dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e Fazenda Pública, se reuniu nesta quarta-feira (19/07) com o diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Marcelo Mota. O objetivo foi firmar parceria visando a divulgação junto aos advogados sobre a seleção de juízes leigos que atuarão nos juizados especiais.
Para o desembargador, “a função de juiz leigo é de extrema importância para que se melhore o nível de prestação jurisdicional dos juizados especiais. A Ordem dos Advogados se mostrou extremamente favorável a essa parceria, no sentido de nos ajudar a divulgar o recrutamento do juiz leigo que é muito importante para o Judiciário, para a OAB e sobretudo para o advogado que tenha interesse em mostrar seu trabalho e potencial, por meio da vivência prática dos litígios nos juizados especiais. Estamos muito esperançosos que essa parceria dê muito frutos que só tende a beneficiar os jurisdicionados como um todo”.
Marcelo Mota destacou que a parceria entre o Tribunal de Justiça do Ceará e a OAB será importante para aproximar a advocacia do Poder Judiciário. “A figura do juiz leigo encaixa com os objetivos primordiais do juizado especial, que é a aproximação do Judiciário com a população, uma maior celeridade, além de uma economia processual. Então, na medida em que essas unidades judiciárias venham a possuir a figura de juiz leigo ajudará a imprimir uma maior celeridade à Justiça. É uma função essencial à população”, concluiu.
INSCRIÇÕES
As inscrições para a função de juiz leigo (não togado) com atuação nos Juizados Especiais (Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública) do Estado poderão ser feitas até o dia 31 de julho. São ofertadas 92 vagas, sendo 56 para as unidades da Capital e o restante para Juizados localizados nas Comarcas de Caucaia, Maracanaú, Sobral, Aquiraz, Aracati, Baturité, Crateús, Crato, Icó, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Quixadá, Senador Pompeu, Tauá e Tianguá.
Os interessados devem se inscrever por meio do site www.tjce.jus.br, clicando no link específico do processo seletivo. Além de preencher o formulário, é necessário escolher a unidade em que deseja atuar e encaminhar os documentos exigidos. A relação com os inscritos que preencherem os requisitos será publicada no dia 9 de agosto.
A seleção será realizada pelas próprias unidades dos Juizados e ocorrerá de 14 a 18 de agosto. O processo consistirá em análise curricular e entrevista com o juiz togado, contando com a participação de representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará. Os selecionados deverão ainda participar de Curso de Capacitação, que acontecerá durante o mês de setembro, aos finais de semana, na Escola Superior da Magistratura Cearense (Esmec), em Fortaleza.
ATUAÇÃO
A função tem caráter público (sem vínculo empregatício ou estatutário), é temporária e exige capacitação. A atividade não é remunerada e, ao fim de cada ciclo de atuação, o juiz leigo receberá certidão. Os profissionais serão designados pela Presidência do TJCE para atuar pelo período de 24 meses, permitida a recondução pelo mesmo tempo, uma única vez. Os escolhidos terão a competência de presidir audiências de conciliação, de instrução e julgamento, podendo, inclusive, colher provas; além de elaborar minuta de sentença, em matéria de competência dos Juizados, a ser submetida ao juiz (togado) responsável para fins de homologação. A carga horária varia de quatro a 20 horas semanais, a ser cumprida de um a quatro dias na semana.