Conteúdo da Notícia

Desembargador Jucid Peixoto defende justiça eficaz, célere e segura (Posse no TJ/Ce – I )

Ouvir: Desembargador Jucid Peixoto defende justiça eficaz, célere e segura (Posse no TJ/Ce – I )

04.02.2010
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral afirmou, em seu discurso de posse no Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce), que suas decisões serão ?sempre humanas e justas?, conforme exemplo deixado pelo pai, Cid Peixoto do Amaral?.
Garantiu, também, que irá ?implementar uma prestação jurisdicional eficaz, célere e segura, obedecendo os ditames constitucionais contidos no inciso 78 do artigo 5º da Constituição Federal, princípio basilar da prestação jurisdicional contemporânea?.
A solenidade de posse do desembargador Jucid Peixoto do Amaral, nomeado ? pelo critério de merecimento ? no dia 29 de janeiro do corrente ano, foi realizada hoje, 5a.feira (04/02), no Palácio da Justiça, no Cambeba.
Ele assume na vaga do desembargador Wilton Machado Carneiro, falecido em 3 de dezembro de 2009.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ernani Barreira Porto, fez o discurso de saudação ao novo integrante do colegiado do Poder Judiciário cearense.
O novo desembargador, ao final da cerimônia, discursou em agradecimento.
Fazer Justiça
Com 29 anos dedicados à magistratura cearense, ?sem tirar férias?, como faz questão de destacar, o desembargador Jucid Peixoto garante que respondeu e auxiliou em 52 comarcas no interior do Estado e em 30 varas na Capital, ?trabalhando com serenidade, honestidade e operosidade, dentro das possibilidades legais?.
?Chego a esta corte de espírito aberto e, acima de tudo, com muita humildade, rogando o auxílio dos cultos colegas, aos quais peço compreensão por possíveis erros involuntários em minha nova trajetória?, ressaltou.
Ao finalizar seu pronunciamento, o desembargador destacou: ?Aprendi na minha trajetória de 29 anos na magistratura que, inicialmente, devemos interpretar a Lei, para se fazer justiça, lembrando-se sempre que o juiz tem que compreender o destino de suas decisões, que é a sociedade, meu único compromisso, o bem comum, a justiça antes que seja tarde?.
Compareceram à solenidade de posse do novo desembargador autoridades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de familiares e amigos de Jucid Peixoto.
Fonte : TJ/ Ceará