Conteúdo da Notícia

Desembargador Gladyson Pontes vai priorizar Justiça de 1º Grau e otimizar recursos

Desembargador Gladyson Pontes vai priorizar Justiça de 1º Grau e otimizar recursos

Ouvir: Desembargador Gladyson Pontes vai priorizar Justiça de 1º Grau e otimizar recursos

“A missão é árdua e onerosa, não só pelo momento político-econômico, como pela complexidade da administração do Poder Judiciário”. A declaração é do novo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Francisco Gladyson Pontes, durante discurso de posse na tarde desta terça-feira (31/01), em solenidade no Palácio da Justiça.
O magistrado, no entanto, disse acreditar que é na adversidade que se constrói o novo, e por isso almeja cumprir a travessia na busca de elevar o TJCE ao merecido pódio. Para isso, destacou a necessidade do engajamento dos agentes envolvidos no sistema organizacional, em especial juízes, servidores e colaboradores para a construção de gestão eficiente.
Também frisou que assume a Presidência “sem a euforia natural que a investidura encerra, porque as circunstâncias momentâneas a inibem, mas empolgado pela confiança dos meus pares a mim depositada e aos desembargadores Washington Luis e Darival Beserra, vice-presidente e corregedor, respectivamente, na devida compreensão de que unidos venceremos os obstáculos que se nos apresentem”.
O desembargador lembrou que cada administrador tem seu modo de comando, mas não pode perder de vista os preceitos da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. “Nesse contexto, buscarei, via entendimento com os atores correlatos, empreender e implementar ações que visem a profissionalização e modernidade da administração do Judiciário cearense, com ênfase no 1º Grau de jurisdição e prioridade na otimização dos recursos, desenvolvendo melhoria nos processos internos e cuidado na gestão de pessoas”.
O presidente ressaltou que os maiores desafios do gestor são administrar conflitos e conciliar interesses, sem descurar da ética nem da legalidade. “Isso se chama liderança que deve ser conquistada, não imposta, e uma vez erigida deve ser respeitada e fortalecida em prol do coletivo”, explicou.
 

O magistrado citou a Gestão da desembargadora Iracema Vale (2015/2016), a quem fez referência como “mulher firme com poder de decisão” que desenvolveu ações importantes à frente do Poder Judiciário. Mencionou ainda o trabalho dos desembargadores Francisco de Assis Filgueira Mendes e Francisco Lincoln Araújo e Silva, respectivamente, vice-presidente do TJCE e corregedor-geral da Justiça, bem como a Gestão do antecessor, desembargador Luis Gerardo de Pontes Brígido.
Também afirmou que espera continuar recebendo o apoio e a compreensão dos integrantes do Tribunal, “mirando as mudanças a serem implementadas, indispensáveis para o bom funcionamento de suas instâncias e o atingimento das metas estabelecidas, no firme propósito de sermos eficientes na gestão administrativa e na prestação jurisdicional em prol da sociedade”.
O desembargador fez agradecimento especial aos familiares, e a Deus “por me fortalecer na fé, acreditando que as obras realizadas com sentimento de amor ao próximo e retidão de propósito são sempre bem sucedidas em detrimento da desordem, do desmando e do pessimismo”.
Agradeceu ainda aos amigos desembargadores “que me animaram para essa nobre missão, que a um só tempo dignifica e causa ansiedade, na certeza de que continuarão irmanados em busca do êxito almejado por todos, qual seja, a valorização do Poder Judiciário cearense”.