Conteúdo da Notícia

Desembargador Filgueira Mendes faz doação de livros raros para Biblioteca do Tribunal de Justiça

Desembargador Filgueira Mendes faz doação de livros raros para Biblioteca do Tribunal de Justiça

Ouvir: Desembargador Filgueira Mendes faz doação de livros raros para Biblioteca do Tribunal de Justiça

O desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes, presidente da Comissão de Jurisprudência e Biblioteca do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), fez a doação, nesta segunda-feira (23/07), de dez livros raros para a Biblioteca Desembargador Jaime de Alencar Araripe, do TJCE. As obras, do acervo pessoal do magistrado, foram restauradas e receberam capas semelhantes às originais.

No último dia 5, durante solenidade de reinauguração da Biblioteca, na sede do Palácio da Justiça, em Fortaleza, o desembargador Filgueira Mendes, entregou outras cinco obras raras que passaram por restauração em Brasília. Entre elas, os três volumes de “Traité Élementáre Droit Civil”, obra francesa de Marcel Planiol.

De acordo com a diretora da Divisão de Biblioteca, Claudia Campos, essas obras enriquecerão o acervo, possibilitando o acesso à pesquisa, como “Estudos Jurídicos: História, Philosophia e Crítica de Clóvis Beviláqua, de 1916”; “Curso de Prática do Processo”, vol. 2, de Cândido de Oliveira Filho, de 1920; “Código Civil Brasileiro Interpretado, principalmente do ponto de vista prático, Direito das obrigações”, arts. 863 a 927, vol. XI, de J. M. De Carvalho Santos- 2ª ed., 1937, entre outros.

A Biblioteca oferece também serviço de consulta e pesquisa ao público em geral. O empréstimo domiciliar, no entanto, é exclusivamente destinado a magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do Poder Judiciário.

A renovação do material poderá ser feita de forma on line, desde que a obra não esteja reservada. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.