Conteúdo da Notícia

Des. Haroldo Máximo participará de encontro em Brasília para discutir agilidade nos processos penais

Des. Haroldo Máximo participará de encontro em Brasília para discutir agilidade nos processos penais

Ouvir: Des. Haroldo Máximo participará de encontro em Brasília para discutir agilidade nos processos penais

O desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), participará de reunião do Grupo Temático de Persecução Penal, que será realizada em Brasília, na próxima segunda-feira (22/08). O magistrado é o gestor, no âmbito da Justiça cearense, das Metas 3 e 4 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).
As Metas consistem em alcançar a pronúncia em todos os processos penais por crime de homicídio ajuizados até 31 de dezembro de 2008 e julgar as ações relativas a homicídio doloso distribuídas até o final de 2007, respectivamente.
No encontro, na Capital federal, serão discutidos, entre os gestores, os planos de ação voltados à execução das Metas. Entre as sugestões de projetos e ações estão a prioridade, na pauta de audiências, para os processos de competência do Tribunal do Júri, especialmente os mais antigos; realização de workshops para juízes e membros do Ministério Público, objetivando dar maior celeridade à instrução dos feitos criminais; garantia, por meio de termos de cooperação, do transporte dos réus presos às sessões do júri e criação de mecanismo de transporte de testemunhas, evitando a expedição de precatórias, quando possível.
Também será sugerida a ?Campanha do Direito à Vida?. A ideia é que sejam realizados julgamentos diários, pelos Tribunais de Júri, em todas as comarcas do país.