Conteúdo da Notícia

Curso no Fórum Clóvis Beviláqua orienta sobre aspectos psicossociais e jurídicos da adoção

Curso no Fórum Clóvis Beviláqua orienta sobre aspectos psicossociais e jurídicos da adoção

Ouvir: Curso no Fórum Clóvis Beviláqua orienta sobre aspectos psicossociais e jurídicos da adoção

O Juizado da Infância e da Juventude de Fortaleza realizou Curso Preparatório Psicossocial e Jurídico para Candidatos à Adoção. Um total de 21 pretendentes (entre casais e pessoas solteiras) compareceram ao treinamento nessa terça-feira (06/06), que teve a duração de cerca de seis horas e ocorreu no Auditório Agenor Studart, no Fórum Clóvis Beviláqua.
Durante a manhã, o encontro foi conduzido pela psicóloga Marisol Melo e a assistente social Eudenise Sales. Já à tarde estiveram à frente o pedagogo e chefe do Setor de Cadastro de Adoção, Deusimar Rodrigues, e o promotor de Justiça Dairton Oliveira. Além de explicações sobre todas as etapas que envolvem o processo de adoção e os direitos e deveres daqueles que pretendem adotar, foram compartilhadas experiências de pessoas que já adotaram, com o objetivo de esclarecer e desfazer preconceitos e mitos que envolvem o tema. “Precisamos ter consciência de que o que faz família não são os laços sanguíneos, o que forma família é o afeto”, ressaltou o promotor.
O curso acontece a cada dois meses e é etapa indispensável para a entrada no Cadastro de Adotantes. Para participar, é necessário estar previamente inscrito no Setor de Cadastro, também localizado no Fórum. A fase seguinte, após o treinamento, é a avaliação psicossocial, com entrevistas e visitas domiciliares.
Para uma das participantes, a capacitação foi um momento de novos aprendizados e também de fortalecer a vontade de adotar. Ela ressaltou que, ao ouvir os relatos e as perguntas dos outros participantes, não apenas tirou as dúvidas que já possuía, como surgiram novos questionamentos e reflexões, importantes para todos aqueles que estão se preparando para esse momento. “Foi muito importante também perceber que existe uma rede de profissionais e voluntários para te dar uma sustentação. Com isso, a vontade, que já existia, se torna mais palpável, porque você passa a se sentir parte de um projeto maior”, afirmou.
Outra participante também saiu do curso ainda mais convicta da decisão de adotar. Mãe biológica de três filhos, ela afirma que sempre sonhou em ser também mãe “de coração”. “Mesmo eu já estando casada e com três filhos, quando me perguntavam se eu era feliz, eu dizia que sim, mas sabia que faltava alguma coisa. O que faltava era realizar o sonho da adoção. Por sorte casei com uma pessoa que também tinha o mesmo sonho e agora vamos realizá-lo. Toda a família apoia e estamos ansiosos como se realmente estivéssemos esperando um filho”, contou.
SAIBA MAIS
Para adotar os pretendentes devem se dirigir ao Setor de Cadastro de Adoção com os seguintes documentos: cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento, da identidade e CPF; comprovante de residência; comprovante e ou declaração de renda mensal dos requerentes; Certidão Negativa de Distribuição Cível; Atestado de Sanidade Física e Mental e dois Atestados de Idoneidade Moral, cada um deles preenchido e assinado por pessoas diferentes, sem grau de parentesco com a parte e com firma reconhecida. Em seguida será solicitada a presença no curso psicossocial e jurídico. Após, a entrevista e a avaliação da equipe técnica do Juizado da Infância e da Juventude. Por último, o processo é analisado por juiz e promotor, que fazem avaliação para saber se o candidato está apto a adotar. Se estiver, passará a integrar o Cadastro Nacional de Adoção (CNA).
SERVIÇO
Setor de Cadastro de Adotantes e Adotandos do Fórum Clóvis Beviláqua – órgão do Tribunal de Justiça do Ceará
Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 18h
Local: rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 220, Edson Queiroz.
Contato: (85) 3278-1128