Conteúdo da Notícia

“Cumprimento de Sentença” dá continuidade ao Ciclo de Estudos sobre Processo Civil na Esmec

“Cumprimento de Sentença” dá continuidade ao Ciclo de Estudos sobre Processo Civil na Esmec

Ouvir: “Cumprimento de Sentença” dá continuidade ao Ciclo de Estudos sobre Processo Civil na Esmec

O professor formador Nilsiton Rodrigues de Andrade Aragão, superintendente da Área Judiciária do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e doutorando em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor), ministrou na manhã desta sexta-feira (27/10), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), a palestra “Cumprimento de Sentença”, dando continuidade ao Ciclo de Estudos sobre Processo Civil.
Nilsiton fez uma ampla abordagem sobre a “atipicidade dos meios executórios”, com destaque para o poder geral de efetivação de decisões, explicando e tirando dúvidas sobre o conteúdo do artigo 139, inciso IV do novo CPC, que trata da forma como o juiz deve conduzir o processo. Segundo a norma, cabe ao magistrado “determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento da ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objetivo prestação pecuniária”.
Assista à palestra na página da Escola no Facebook (Esmec Cursos).
SISTEMA DE PRECEDENTES
Na parte da tarde, a partir das 14 horas, o juiz Emílio de Medeiros Viana, também doutorando em Direito Constitucional pela Unifor, falará sobre Sistema de Precedentes. O magistrado é juiz auxiliar da Presidência do TJCE e membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Esmec.