Conteúdo da Notícia

TJCE estuda implantação de energia solar em estruturas do Judiciário cearense

TJCE estuda implantação de energia solar em estruturas do Judiciário cearense

Ouvir: TJCE estuda implantação de energia solar em estruturas do Judiciário cearense

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está aprofundando o conhecimento sobre a utilização de energia solar em edifícios do Judiciário cearense. Para isso, o secretário de Administração e Infraestrutura do Judiciário, Moisés Monte Costa, visitou, nessa quarta-feira (25/10), o Foro da Justiça Federal de Limoeiro do Norte, distante 209 km de Fortaleza, para acompanhar os primeiros testes do sistema fotovoltaico, que fornecerá energia para aquela Subseção.
Moisés Costa destacou que a utilização de painéis solares em prédios da Justiça Estadual é um dos objetivos da atual gestão do TJCE, que tem à frente o desembargador Gladyson Pontes.
Além disso, o superintendente da Área Administrativa, Luis Eduardo de Menezes Lima, e o secretário de Infraestrutura, realizaram visita na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) para conhecer o projeto da Prefeitura de Fortaleza que inaugurou este ano a primeira instituição pública de ensino do Ceará a funcionar com energia solar. A Escola de Tempo Integral Professor Alexandre Rodrigues de Albuquerque, localizada no bairro do Siqueira, conta com dez placas fotovoltaicas para produção da sua própria energia.
Os gestores do Tribunal também visitaram as instalações do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), que já tem experiência na instalação de energia solar, tendo, inclusive, feito aquisição de 112 painéis fotovoltaicos.
O secretário de Administração e Infraestrutura também destacou que o TJCE, Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5ª Região) e o TCE estão discutindo a possibilidade de uma parceria para elaborar um Termo de Referência de Contratação, tendo todas essas instituições públicas como participantes, com o intuito de fazer licitação com empresas especializadas e preços mais acessíveis.
“É uma energia limpa, renovável. O Tribunal está seguindo a tendência de atenção ao meio ambiente, com uma tecnologia bastante eficiente e eficaz e que vai trazer excelentes resultados em relação à economia de energia. O Ceará está geograficamente situado em um local privilegiado. É uma tecnologia que traz um retorno significativo, sem falar nos benefícios para o meio ambiente”, reforçou. Também estiveram presentes em Limoeiro do Norte o gerente de Engenharia do TJCE, Carlos Riccieri, e o engenheiro Gleicivan Santos.