Conteúdo da Notícia

Corregedoria-Geral de Justiça orienta juízes em início de carreira para o exercício da Magistratura

Ouvir: Corregedoria-Geral de Justiça orienta juízes em início de carreira para o exercício da Magistratura

A capacitação de 29 novos magistrados para o exercício efetivo das funções de Gestão Administrativa e Judiciária contou com o reforço da Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará. Na manhã desta quarta-feira (19/08), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), o corregedor-geral, desembargador Teodoro Silva Santos, disponibilizou aos novos juízes orientações sobre o exercício da Magistratura.

“A nobilitante profissão de magistrado, a qual é imprescindível ao efetivo exercício do Estado Democrático de Direito, deve ser exercida com denodo, independência, imparcialidade, eficiência e celeridade. Com isso, se efetiva os Direitos e Garantias Constitucionais, notadamente, o princípio da dignidade da pessoa humana e o combate às desigualdades sociais, o que há mais de sagrado na Constituição Federal de 1988”, enfatizou o desembargador.

Na ocasião, os juízes auxiliares da Corregedoria, Demetrio Saker Neto, César Morel, Ernani Pires, Gladyson Pontes Filho e Fernando Teles destacaram as funções correicional, disciplinar, consultiva e pedagógica da Corregedoria, apresentando os procedimentos judiciais e extrajudiciais exercidos pelo referido órgão censor, junto à diretora-geral, Luana Lima de Souza, que falou sobre as atividades administrativas.

A reunião foi presencial, obedecendo, rigorosamente, todas as recomendações sanitárias de prevenção ao novo coronavírus, com o uso de máscaras, álcool em gel e devido distanciamento social.

CAPACITAÇÃO
Os juízes tomaram posse em 28 de fevereiro deste ano. Com o isolamento social, provocado pela pandemia do novo coronavírus, os magistrados foram credenciados para participar do VI Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos na modalidade Educação a Distância (EaD). As aulas foram iniciadas em 15 de junho e terminaram no último dia 16. Agora, o curso segue presencial até o dia 4 de setembro, com as cautelas sanitárias exigidas. Após concluída a capacitação, os novos juízes atuarão em unidades judiciárias do Interior.